TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Construir Um DER Utilizando O DBDesigner.

Monografias: Como Construir Um DER Utilizando O DBDesigner.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 2

Como construir um DER utilizando o DBDesigner.

DBDesigner é uma ferramenta para projeto de banco de dados que integra a modelagem, projeto, implementação e manutenção em um mesmo ambiente. Desenvolvida pela empresa Fabulous Force Database Tools, atualmente encontra-se na versão 4 e está disponível para download em www.fabforce.net para plataformas Window e Linux . DBDesigner é direcionada para o desenvolvimento de banco de dados com o SGBD MySQL, portanto, para utilizarmos todas as funcionalidades desta ferramenta, faz-se necessário a instalação prévia do MySQL. Ao utilizar a ferramenta DBDesigner, você sempre trabalha com um modelo. Um modelo é uma visualização de uma meta-informação armazenada em uma base de dados (tabelas, relações, índices, etc). Dessa forma é possível definir e armazenar dados em tabelas diretamente no modelo. Pode-se criar e manter muitos modelos conforme a sua necessidade, contendo um número ilimitado de objetos. Quando se fala em objetos estamos nos referindo a tabelas, colunas, índices, relações entre tabelas e anotações, dentre outros.

Projetando o banco de dados

O projeto de um novo banco de dados dá-se em duas fases:

Modelagem conceitual: Nesta fase, é construído um modelo conceitual na forma de um diagrama entidade-relacionamento (DER). Este modelo captura as necessidades da organização em termos de armazenamento de dados de forma independente de implementação.

Projeto lógico: Esta etapa objetiva transformar o modelo conceitual obtido na primeira fase em um modelo lógico. O modelo lógico define como o banco de dados será implementado em um SGBD específico

Vamos implementar a partir de agora o modelo conceitual de banco de dados da Figura 1 para descrever algumas funcionalidades da ferramenta. O exemplo se baseará no modelo conceitual de uma Locadora de Filmes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com