TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cimento Portland: O potencial da cinza de casca de arros e cinza do bagaço de cana-de-açúcar como adtivos minerais

Por:   •  25/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 RAQUEL SILVA DE MELO PALMEIRAS

CIMENTO PORTLAND: O potencial da cinza de casca de arroz e cinza do bagaço da cana-de-açúcar como aditivos minerais

BETIM

2016


RAQUEL SILVA DE MELO PALMEIRAS[pic 2]

[pic 3]

CIMENTO PORTLAND: O potencial da cinza de casca de arroz e cinza do bagaço da cana-de-açúcar como aditivos minerais

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Química da Instituição Faculdade Pitágoras


BETIM

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

        1.1 PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        8

7.        REFERÊNCIAS        9

        


  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento sustentável é um dos maiores desafios da atualidade. Estudos voltados para a utilização responsável da matéria prima e para a reutilização dos resíduos gerados nos processos de produção, afim de que estes resíduos não tenham como destino final a deposição em aterros sanitários ou qualquer outra forma de descarte estão cada vez mais frequentes.

Estima-se que o concreto seja um dos produtos mais utilizados na engenharia.  Segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento - SNIC no ano de 2013 foram 71,0 milhões de toneladas consumidas em todo território nacional. Isso significa um consumo per capta de 353 Kg/hab/ano. Com o constante crescimento populacional a demanda por concreto/cimento tende a aumentar, tornando-se indispensável à busca por novas alternativas, como a utilização de resíduos industriais na fabricação do cimento Portland, a fim de reduzir a quantidade de matéria prima utilizada e promover a diminuição de dióxido de carbono, CO2, gerados neste processo.

Grande parte dos resíduos gerados nos processos de produção sejam eles industriais, agrícolas, agropecuários ou minerais podem ser reciclados ou reutilizados. A adição de resíduos, como a CCA e a CBCA no cimento Portland tem como vantagens uma redução no clinquer, o que implica na redução de dióxido de carbono, CO2, lançados na atmosfera através da indústria cimenteira, redução de matéria prima utilizada e uma redução considerável no volume de resíduos depositados em aterros sanitários.

  1. PROBLEMA

A procura cada vez maior por produtos industrializados tem como consequência o aumento demasiado da procura por matérias primas, o que ocasiona a grande geração de resíduos sólidos. Como fazer um gerenciamento eficaz destes resíduos para que assim possamos minimizar o impacto ambiental?


  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Analisar através de uma revisão bibliográfica o potencial da cinza de casca de arroz e da cinza do bagaço de cana de açúcar como aditivo mineral na produção de cimento Portland, a fim de que estes resíduos não tenham como destino os aterros sanitários, diminuindo assim a contaminação que as mesmas trazem para o solo, bem como a diminuição de emissão de dióxido de carbono,CO2, gerados na fabricação do clinquer do cimento, contribuindo para um crescimento sustentável.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Caracterizar química, física e mecanicamente o cimento Portland e o seu processo de fabricação.
  • Analisar fisicamente a cinza de casca de arroz e a cinza do bagaço da cana-de-açúcar.
  • Avaliar o potencial e as vantagens da utilização da cinza da casca de arroz e da cinza do bagaço da cana-de-açúcar no cimento Portland.


  1. JUSTIFICATIVA

Os subprodutos gerados pelas atividades econômicas sejam eles industriais, minerais, agrícolas ou agropecuários são grande fonte de matéria prima para a criação de materiais alternativos para a construção civil, contudo ainda é uma alternativa pouco explorada. O setor do concreto, produto a base de cimento Portland é um dos maiores do mundo. Sua fabricação exige a extração de matérias primas da natureza e causa a diminuição nos estoques naturais portando, é indispensável à busca por alternativas para que estes estoques naturais de matérias primas sejam preservados e usados de forma racional.

A incorporação de materiais oriundos das atividades agroindustriais no cimento Portland pode trazer benefícios econômicos e ambientais. Estes materiais são caracterizados como adições minerais e possuem propriedades pozolanicas. Segundo Metha e Monteiro (2008) alguns destes materiais são: as cinzas volantes, escória de alto forno, a cinza da casca de arroz e sílica reativa.

Estudos na área da engenharia para avaliar a viabilidade e encontrar técnicas de incorporação destes materiais na indústria cimenteira estão cada vez mais frequentes uma vez que os processos de biomassa geram grandes volumes de CCA e CBCA. De acordo com De Paula (2006) ao adicionar um resíduo ao cimento Portland suas características aglomerantes são alteradas, porém, se em condições especificas podem ser mantidas ou até melhoradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com