TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citação Em Documentos

Trabalho Universitário: Citação Em Documentos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS TÉCNICOS

O autor utiliza este recurso para mencionar as fontes das informações obtidas e indicar, no texto, a documentação que serviu de base à pesquisa. A citação pode ser direta, indireta ou citação de citação. Sempre que um autor estiver dentro do parênteses este deve ser maiusculo.

1. CITAÇÃO DIRETA

Citação direta é a transcrição exata de palavras ou trechos de um autor, respeitando-se rigorosamente a redação, ortografia e pontuação. A reprodução de um texto deve parecer, sempre, entre aspas duplas, mesmo que compreenda mais de um parágrafo. Quando a citação textual já apresentar palavras entre aspas, estas devem ser transformadas em apóstrofos ou aspas simples.

“As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelaram úteis para corroborar as idéias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio” (SEVERINO, 1984, p. 126).

Exemplo com um autor:

Como já foi afirmado, "a globalização é um fato consumado e nada é capaz de detê-la" (HABERKORN, 1999, p.12).

Exemplo com dois autores:

“Na primeira, definimos os produtos que são objetos desse estudo” (MENDES; SERVO, 1997, p.63)

Exemplo com três autores:

“O programa brasileiro de privatização do setor de telecomunicações pode ser investigado sob diferentes perspectivas” (CAMPANARIO; SILVA; ROVAI, 2004, p.41)

Exemplo com mais de três autores:

“A cadeia de produção de têxteis e algodão constitui em dos ramos mais importante da economia brasileira” (BARBOSA, et al. 1997, p.15)

Exemplo com texto longo

Quando o trecho a ser apresentado em citação direta é extenso (digamos, ocupa mais de três linhas), convém destacá-lo em parágrafo próprio, com suas margens recuadas 4 cm em relação ao corpo do trabalho, e sem aspas, a fonte deve ser menor, e o espaçamento entre linhas deve ser simples. Exemplo:

A lei n° 9795 de 27 de abril de 1999 define, em seu primeiro artigo, o sentido da educação ambiental:

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade construem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem como de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (BRASIL, 1999, p.1)

2. CITAÇÃO INDIRETA

Citação indireta é a transcrição não literal das palavras de um autor, em que se reproduz fielmente o conteúdo e idéias do documento original.

Segundo Severino (1984), citações são elementos extraídos do material consultado, que denotaram importância para o desenvolvimento do trabalho do autor.

Exemplo com um autor:

Garvin (1998), competir significa satisfazer o consumidor em ...

Exemplo com dois autores:

Ross e Abramovitz (1997) advertem que é preciso evitar citações inúteis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com