TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação de bombas hidráulicas

Artigo: Classificação de bombas hidráulicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  Artigo  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  460 Visualizações

Bombas Hidráulicas

São Máquinas Hidráulicas Operatrizes, isto é, máquinas que recebem energia potencial (força motriz de um motor ou turbina), e transformam parte desta potência em energia cinética (movimento) e energia de pressão (força), cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a recirculá-lo ou transportá-lo de um ponto a outro.Portanto, o uso de bombas hidráulicas ocorre sempre que há a necessidade de aumentar-se a pressão de trabalho de uma substância líquida contida em um sistema, a velocidade de escoamento, ou ambas.

Classificaçao das Bombas

- Bombas volumétricas/Deslocamento Positivo: o órgão fornece energia ao fluido em forma de pressão. São as bombas de êmbulo ou pistão e as bombas diafragma. O intercâmbio de energia é estático e o movimento é alternativo.

- TurboBombas ou Bombas Centrifugas: o órgão (rotor) fornece energia ao fluido em forma de energia cinética. O rotor se move sempre com movimento rotativo.

- Partes de uma Bomba

- Existem três partes fundamentais na bomba:

- A) Corpo (carcaça), que envolve o rotor, acondiciona o fluído, e direciona o mesmo para a tubulação de recalque;

- B) Rotor (impelidor), constitui-se de um disco provido de pás (palhetas) que impulsionam o fluído;

- C) Eixo de acionamento, que transmite a força motriz ao qual está acoplado o rotor, causando o movimento rotativo do mesmo.

- Antes do funcionamento, é necessário que a carcaça da bomba e a tubulação de sucção estejam totalmente preenchidas com o fluído a ser bombeado.

Funcionamento de uma Bomba

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com