TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cobit E Instituição Bancária

Dissertações: Cobit E Instituição Bancária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

1.Como o Framework CobiT pode auxiliar na Auditoria do BACEN (Banco Central) realizada sobre as Instituições Financeiras para garantira a integridade do SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro? Justifique a resposta com o seu entendimento\”suas palavras”.

R: Porque o Cobit está totalmente compliance com SOX e Basileia II que regem o sistema financeiro.

2.Quais Domínios e Processos sob o CobiT a T.I. do Banco pode fazer uso para garantir que a Instituição esteja em Compliance com a Sarbanes-Oxley e a Basiléia II? Justifique a resposta com o seu entendimento\”suas palavras”.

R: Os que podem mais auxiliar são AI12 - Adquirir e manter software aplicativo; AI13 Adquirir e manter arquitetura tecnológica; PO4 Definir a organização de TI, os seus processos, e relacionamentos; AI17 Instalar e certificar soluções e mudanças; AI17Gerenciar mudanças; DS1Definir e gerenciar níveis de serviço; DS2 Gerenciar serviços de terceiros; DS5 Assegurar a segurança dos sistemas; DS9 Gerenciar a configuração; DS10 Gerenciar problemas; DS11Gerenciar dados; DS13 Gerenciar operações.

Embora não existe na SOX menção voltada para TI e não existe nenhuma especificação de quais controles precisam ser estabelecidos dentro da TI para estar em conformidade com SOX, os domínio e processos citados deixará a empresa compliance com a SOX. O uso do CobiT ajudará a empresa definir quais os objetivos de controle que precisam ser implementados em TI, independente de plataforma para avaliação de controle.

3.Em vista da complexidade de organização em questão, Instituição Financeira, seria prudente a utilização de todos os domínios ou processos do CobiT? Justifique a resposta com o seu entendimento\”suas palavras”.

R: Todos os domínios e/ou processos não, mas a adoção dos domínios ou processos pertinentes ao negócio acredito que é possível. Com a adoção a empresa poderia identificar, controlar e mensurar todos os processos da organização, facilitando o gerenciamento, além de poder avaliar os riscos e controlar os investimentos de TI, ter garantias de que os serviços de TI que dependem os seus produtos e serviços para os clientes internos e externos estão sendo bem gerenciados, e possibilitar que auditores possam se apoiar nas recomendações do CobiT para avaliar o nível da gestão de TI e aconselhar o controle interno da organização

4.Por que não há nenhuma organização certificada em CobiT? Justifique a resposta com o seu entendimento\”suas palavras”.

R: O COBIT certifica profissionais não organizações. O CobiT auxilia organizações a serem certificadas por normas especificas como 27001 ou 31000.

5.Há algum requisito para utilizar o Modelo COBIT sobre uma organização\empresa? Justifique a resposta com o seu entendimento\”suas palavras”.

R: Não há requisitos para adoção do CobiT, já que ele não depende de plataformas adotadas, independe do tipo do negócio e da participação que TI tem na empresa.

6. Disserte uma Conclusão ("Individual") com base no SEU entendimento sobre os reais benefícios do uso do Framework COBIT em corporações que possuem Processos de TI, e, como este framework contribui para outros guias de boas práticas (ITIL, Normas, BSC, etc.)

R: O CobiT foca na melhoria da Governança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com