TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DATAFLEX–COMPRAS: SISTEMA RIA DE LICITAÇÃO ONLINE

Projeto de pesquisa: DATAFLEX–COMPRAS: SISTEMA RIA DE LICITAÇÃO ONLINE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  9.788 Palavras (40 Páginas)  •  1.294 Visualizações

Página 1 de 40

CARLOS EDUARDO GONÇALVES RODRIGUES

VANESSA APARECIDA MASSON

DATAFLEX–COMPRAS: SISTEMA RIA DE LICITAÇÃO ONLINE

FRANCA

2011

CARLOS EDUARDO GONÇALVES RODRIGUES

VANESSA APARECIDA MASSON

DATAFLEX–COMPRAS: SISTEMA RIA DE LICITAÇÃO ONLINE

Trabalho de Curso apresentado como exigência parcial, para a obtenção do grau no curso de Sistemas de Informação, da Universidade de Franca.

Orientador: Prof. Jorge Hattori Takahashi.

FRANCA

2011

CARLOS EDUARDO RODRIGUES GONÇALVES

VANESSA APARECIDA MASSON

DATAFLEX–COMPRAS: SISTEMA RIA DE LICITAÇÃO ONLINE

Orientador: ____________________________________________________

Nome: Prof. Jorge Hattori Takahashi.

Instituição: Universidade de Franca.

Examinador(a): ________________________________________________

Nome:

Instituição:

Examinador(a): ________________________________________________

Nome:

Instituição:

Franca, _____/_____/_____

DEDICO à minha mãe, que sempre acreditou no meu potencial, investindo frutos do seu trabalho na minha educação;

à minha esposa Daiane, que sempre me apoiou nos momentos de desânimo;

à minha família, que sempre orou por mim para que viesse a vencer mais esta etapa da minha vida.

Carlos

DEDICO este trabalho primeiramente a Deus, por ser o autor da vida e aquele que nos provê de sabedoria e inteligência, moldando as nossas vidas para cumprir seus propósitos;

aos meus pais Ciro e Eliana, por terem me apoiado em todos os momentos difíceis e, principalmente, por terem me ensinando a viver;

e à minha irmã Amanda, companheira incondicional em todos os momentos de minha vida.

Vanessa

AGRADEÇO a Deus, por me conceder condições físicas, mentais e espirituais para a conclusão deste trabalho;

à minha esposa, que soube compreender minha ausência em certos momentos;

à minha mãe, que nunca mediu esforços para que eu tivesse condições de estudar;

e à minha família, que sempre acreditou no meu sucesso.

Carlos

AGRADEÇO a Deus, pela oportunidade de viver;

aos meus pais, por terem me ensinado a vencer os obstáculos da vida e por não medirem esforços para que eu pudesse concluir meu curso de graduação;

à minha irmã Amanda e aos meus avós Jair e Laura;

ao nosso orientador Jorge Hattori Takahashi, pela orientação;

e ao meu amigo Carlos, por todo empenho e confiança para que eu fosse sua companheira nesse projeto, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos.

Vanessa

O futuro tem muitos nomes. Para os incapazes o inalcançável, para os medrosos o desconhecido, para os valentes a oportunidade.

Victor Hugo

RESUMO

GONÇALVES, Carlos Eduardo Rodrigues; MASSON, Vanessa Aparecida. DATAFLEX–COMPRAS: SISTEMA RIA DE LICITAÇÃO ONLINE. 2011. 175 f. Trabalho de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade de Franca, Franca.

Nos últimos anos a política de compras dentro da Administração Pública Municipal vem sofrendo avaliações severas por parte dos órgãos superiores. Normalmente os setores responsáveis pelos processos licitatórios e a consequente política de compras são os departamentos de licitação e compras. Para cumprir todas as exigências impostas pelas leis é necessário que haja uma interrrelação eficiente entre esses setores, porém na maioria das vezes ocorrem falhas nessa comunicação, pois em grande parte das prefeituras estes processos são manuais, como é o caso da Prefeitura Municipal de Igarapava.

É nesse cenário que surge a necessidade de um software com interface amigável e de fácil usabilidade, para os administradores públicos terem a facilidade de integrar os processos licitatórios com a política de compras do município de Igarapava. O software proposto neste estudo foi denominado DATAFLEX-COMPRAS e tem por objetivo resolver os problemas de comunicação entre os departamentos de licitação e compras, já que não possuem nenhum método informatizado para tal.

O sistema é fundamentado no conceito de RIA, sua modelagem foi realizada utilizando conceitos e padrões da UML, seu desenvolvimento foi realizado pela tecnologia Adobe Flex em conjunto com a linguagem de programação PHP e banco de dados Postgree, para a organização do projeto foi utilizado o padrão MVC implementado pelo framework Cairngorm.

Palavras-chave: Licitação; Política de Compras; Prefeitura; Aplicações Ricas para a Internet (RIA); Adobe Flex; Cairngorm.

ABSTRACT

GONÇALVES, Carlos Eduardo Rodrigues; MASSON, Vanessa Aparecida. DATAFLEX–COMPRAS: SISTEMA RIA DE LICITAÇÃO ONLINE. 2011. 175 f. Trabalho de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade de Franca, Franca.

In the last years, purchasing policy in Municipal Public Administration has been In the last years, purchasing policy in Municipal Public Administration has been In the last years, purchasing policy in Municipal Public Administration has been In the last years, purchasing policy in Municipal Public Administration has been In the last years, purchasing policy in Municipal Public Administration has been In the last years, purchasing policy in Municipal Public Administration has been In the last years, purchasing policy in Municipal Public Administration has been In the last years, purchasing policy in Municipal Public Administration

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com