TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com A Industrialização Maciça, Foi Franqueado Um Limiar Nas Relações Entre Os Homens E A Biosfera, Dado Que Foi No século XX E, Mais Particularmente, Depois Da Segunda Guerra Mundial, Que A Poluição E A Degradação Do Ambiente Se Tornaram Um Verd

Pesquisas Acadêmicas: Com A Industrialização Maciça, Foi Franqueado Um Limiar Nas Relações Entre Os Homens E A Biosfera, Dado Que Foi No século XX E, Mais Particularmente, Depois Da Segunda Guerra Mundial, Que A Poluição E A Degradação Do Ambiente Se Tornaram Um Verd. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera Educacional

Pedagogia – 1ª série

Atividades Complementares

Luciana Brito da Silva – 977020050

Resenha dos capítulos 2, 3 e 4

Anápolis

2013

Resumo

Nesta resenha serão apresentados os principais conceitos sobre as teorias do Behaviorismo: o estudo do comportamento (capítulo 4), Psicanálise: a descoberta do inconsciente (capítulo 3), e A evolução da Psicologia (capítulo 2).

Sumário

1.1.1.Introdução 4

1.1.2.Behaviorismo: o estudo do comportamento humano 5

1.1.3.Psicanálise: a descoberta do inconsciente 6

1.1.4.A evolução da psicologia 8

1.1.8.Conclusão 10

1.1.9.Referências Bibliográficas 11

1.1.1. Introdução

Serão apresentados os principais conceitos sobre as teorias do Behaviorismo: o estudo do comportamento, que segundo Jhon B. Watson, o behaviorismo dedica se ao estudo do comportamento, que apesar de colocar o comportamento como objeto de estudo do campo da psicologia não se entende como uma ação isolada de um sujeito, mas como uma interação entre aquilo que a pessoa faz e onde o seu “fazer” está inserido. Também segue apresentado conceitos sobre a Psicanálise: a descoberta do inconsciente, o qual foi criado por Freud com o objetivo de tratar desequilibrios psíquicos, afirmando que ao construir sua teoria não pretendia formar convicções e sim estimular o pensamento e derrubar preconceitos A seguir será apresentado sobre a Evolução da Psicologia na antiguidade, que teve destaque entre os gregos no período de 700 a.C. Até a dominação romana. Permitindo ao cidadão.ocupar- se das coisas do espirito tais como Filosofia e arte.

1.1.2. Behaviorismo: o estudo do comportamento humano

O termo behaviorismo vem do termo inglês Behavoir o qual significa comportamento ou comportamentalismo ou Teoria Comportamental ou Análise Experimental do Comportamento ou ainda, Análise do Comportamento.

Inicialmente o behaviorismo defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia, ou seja, o comportamento era estudado como função de certas variáveis do meio. Atualmente comportamento é entendido como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece.

O behaviorismo de Skinner que ficou conhecido como behavioriso radical, para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise do comportamento ( comportamento operante).

O Behaviorismo metodológico segundo Watson designa um método de ciência, apenas os comportamentos observáveis são passíveis de serem analisados.

O Comportamento respondente ou reflexo é chamado de “não voluntário”, respostas produzidas, por estímulos antecedentes do ambiente. São ações reflexas ou respondentes de comportamento involuntário, independente da “aprendizagem”. Incluem-se aí as respostas biológicas do organismo ao ambiente.

O Comportamento operante abrange um leque de atividades humanas comportamento caracterizado pelas relações ambiente-sujeito diferente do respondente são voluntárias, e seus estudos e experimentos que dependem de um certo conhecimento, o que chamamos de Leis Comportamentais.

Ações são mantidas pelas consequências que as produzem. Essas consequências são denominadas reforçadoras, punidoras ou aversivas.

É chamado de reforço toda conseqüência que, altera a probabilidade futura de sua resposta. Reforço Positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da sua resposta. Reforço Negativo é todo evento que aumenta a probabilidadede futura resposta que o remove ou atenua;

Esquiva é um processo o qual estímulos aversivos condicionados estão separados por intervalo de tempo apreciável. O indivíduo prevê e diminui efeitos indesejáveis como forma de se fugir deles.

Extinção é quando uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada.

Punição é quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de umreforçador positivo presente o que leva à supressão temporária da resposta sem, alterar a motivação. Ou seja, o indivíduo não irá adotar um novo tipo de comportamento, mas sim torna se um especialista na esquiva e fuga.

O controle de estímulos é uma discussão polêmica sobre a natureza ou a extensão do controle que o ambiente exerce sobre nós. O que é algo realmente necessário, pois permite melhor compreensão da forma a qual os estímulos agem.

Discriminação é quando normas e regras sociais resultam em determinada resposta decomportamento, ocasionada por uma determinada norma ou regra.

Generalização depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos, ou seja, é quando respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes.

Aplicação do Behaviorismo são exemplos de áreas de aplicação escolas, treinamentos em empresas, clínicas psicológicas, trabalho educativo em crianças excepcionais, publicidade etc.

A análise experimental do comportamento auxilia, descreve e modifica ocomportamento do homem.

1.1.3. Psicanálise: a descoberta do inconsciente

A psicanálise criada pelo médico Freud, tendo como objetivo oferecer tratamento aos sintomas histéricos e neuróticos. Desta forma então ficou definido que o aparelho psíquico é dominado pelos princípios da realidade e do prazer. O princípio da realidade favorecendo a renúncia à satisfação imediata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com