TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combate A Incendio

Monografias: Combate A Incendio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAÇÃO VANZOLINI

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL

UM SISTEMA DE PPCP NA EMPRESA TECNOLOGIA INDUSTRIAL DE MÁQUINAS ESPECIAIS LTDA

Orientador: Prof. Dr. Hajime Fujii

USP

UNIVERSIDADE DE

SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA ENG. DE PRODUÇÃO

SUMÁRIO

1 – Introdução:

Este trabalho tem por objetivo avaliar o atual sistema de PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) de uma Indústria de Máquinas Especiais e, a partir do levantamento de algumas deficiências encontradas, propor um novo sistema de PPCP, a fim de permitir um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis bem como agilidade e objetividade nas informações enviadas a outros setores.

O trabalho é composto por XXX capítulos apresentados a seguir:

- Capítulo 1: A empresa

Permite ao leitor uma visão da empresa, desde o surgimento até os dias atuais.

- Capítulo 2: Processo Produtivo

- Capítulo 3: A situação atual do PPCP

- Capítulo 4:

- Capítulo 5:

- Capítulo 6:

- Capítulo 7:

- Capítulo 8: Sugestões de Melhoria

1 – A Empresa

1.1 – Características Gerais

A Tecnologia Industrial de Máquinas Ltda é uma empresa nacional que foi constituída em 1995 por um empreendedor paulista que tinha larga experiência em produção de máquinas e equipamentos industriais.

Em 14 anos de existência a empresa vem proporcionando a seus clientes, equipamentos inovadores, tal como a seladora, lançada a quase 12 anos, que revolucionou o sistema de lacres, pois sua operação é simples e rápida, lacrando embalagens com fita adesiva plástica, sem o inconveniente de lacres metálicos que não permite que o produto passe pelo detector de metais.

No mesmo ano que a empresa lançou a seladora, iniciou o processo produtivo de fitas adesivas que é um acessório obrigatório das seladoras.

Em 1998 foi lançado um moderno e versátil datador, equipamento para imprimir as datas de fabricação, codificar embalagens, validades, códigos de barra e numeração seqüencial em embalagens de uma infinidade de produtos.

Com versões distintas e adequadas às necessidades de cada um de seus clientes, a empresa vem satisfazendo seus usuários pela eficiência, durabilidade e baixo custo operacional.

Em 2000 a empresa colocou no mercado o seu descontaminador hospitalar, um equipamento médico-hospitalar que protege o meio ambiente transformando seringas descartáveis, agulhas, lâminas, curativos e outros objetos similares, passíveis de contaminação, em blocos compactados e descontaminados que podem ser jogados em lixo comum.

A empresa TECNOLOGIA INDUSTRIAL DE MÁQUINAS ESPECIAIS LTDA é líder de mercado em 2005, com 40 funcionários e faturamento médio anual de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais).

MAPA DA REGIÃO:

– Estrutura Organizacional: Apresentamos a seguir o organograma específico da empresa.

As atividades básicas de cada setor são descritas sucintamente na próxima seção:

1 – Assistência Técnica: O setor de assistência técnica é responsável em atender as máquinas que são enviadas à empresa apresentando defeito.

2 – PPCP: O Planejamento, Programação e Controle da Produção tem por objetivo a fabricação de bens manufaturados, a prestação de serviços ou o fornecimento de informações.

3 – Compras: O setor de compras recebe as ordens de compras do PPCP, efetua as cotações junto aos fornecedores e adquire os materiais necessários para a fabricação das máquinas.

4 – Almoxarifado: O almoxarifado é responsável por todo controle de matéria prima, produto semi-acabado e produto acabado, desde o momento da chegada do material do fornecedor até a expedição do produto ao cliente.

5 – Eletrônica: Setor responsável em montar painéis eletrônicos e componentes das máquinas.

6 – Produção: A produção está dividida em células produtivas, sendo elas usinagem, serra, torno, freza, furadeira, solda/calandra/dobradeira, guilhotina, prensa, acabamento e montagem de máquinas.

7 – Expedição: A expedição é responsável por enviar todas as vendas efetuadas para os clientes.

Capítulo 2 – O PRODUTO OBJETO DO ESTUDO:

As Seladoras foram criadas a aproximadamente 5 anos e tem como finalidade o fechamento de bolsas, sacolas e sacos plásticos com fitas adesivas para os produtos secos, resfriados e congelados.

O sistema de fechamento é simples, rápido e eficiente, atingindo de 900 a 1000 embalagens/hora, com um custo de manutenção baixo.

Dentre os produtos fabricados pela empresa, a seladora é líder de vendas, conforme demonstrado no gráfico abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com