TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Combate A Incendio

Trabalho Escolar: Sistema De Combate A Incendio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

Eletricidade Aplicada

Atividades Práticas Supervisionadas – Prof. Alexandre e Paulo

Experimento: Relatório 01 – Freio Eletromagnético

07/10/2012

RA: Nome:

Experimento: A frenagem de um imã se da quando ele é deixado cair no interior de um tubo de material não ferromagnético posicionado verticalmente.

Objetivo:

O Experimento tem como o objetivo apresentar inicialmente uma explicação conceitual sobre o magnetismo.

Material Utilizado:

Tubo oco de cobre;

Tubo oco de acrílico;

Imã cilíndrico;

Uma peça com massa igual e similar, mas não é magnética;

Bússola;

Prego

Procedimento

1º - Experimento com o tubo de acrílico - tem o objetivo de verificar o tempo de queda dos dois cilindros um que seria o imã e o outro uma peça de mesma massa e cilíndrica, mas não é magnética.

Foi realizado o teste colocando uma peça de cada vez dentro do tubo de acrílico cada uma com sua queda livre, o tempo realizado de queda das duas peças sendo uma magnética e a outra não é similar, ou seja, o tempo realizado para os dois objetos saírem do tubo que estava na aposição vertical foi igual.

2º - Experimento com o tubo metálico de cobre – este experimento tem o mesmo procedimento que o primeiro de verificar o tempo de queda das duas peças cilíndricas sendo uma magnética e a outra não.

O tubo de cobre por mais que seja metálico ele não é atraído pelo imã, para comprovar está informação foi colocado o tubo próximo a peça cilíndrica magnética e não houve atração, em seguida foi colocado um prego próximo a peça magnética para testar sua atração, e foi confirmado teve atração com o prego. Este procedimento foi apena para comprovar que o tubo de cobre não é atraído pela peça magnética (IMÃ), ele não é um material de ferro magnético.

O imã só atrai outros imãs dependendo do seu polo ou materiais de ferromagnéticos.

Foi iniciado o procedimento de queda dentro do tubo de cobre das duas peças cilíndricas, uma magnética e a outras não ambas com a mesma massa.

A primeira peça não magnética foi solta em queda livre e não demonstrou nenhum atrito, sua aceleração aumentou no momento que foi solta como no primeiro experimento com o tubo de acrílico.

A segunda peça magnética foi solta em queda livre dentro do tubo de cobre, esta peça por sua vez levou um tempo muito maior para percorrer o interior do tubo, observando o experimento em um ângulo acima, foi possível verificar que a velocidade da queda estava constante, diferente da primeira peça não magnética, sua aceleração aumentou no momento que foi solta dentro do tubo.

O motivo do tempo da queda ser diferente das duas peças mesmo é que o imã no momento que é lançado cria um campo magnético no interior do tubo podendo assim considerar que os anéis do tubo se comportam como uma bobina ou um espiral, desta forma teremos um campo magnético onde o imã gera uma força eletromatriz induzida de acordo com a Lei de Faraday, está força por sua vez provoca uma corrente elétrica pelo motivo do circuito ser fechado, e a corrente elétrica induzida tende obedecer a Lei de Lenz, obedecendo está lei ela vai criar o campo magnético que se opõem a força que a originou, criando uma força magnética para cima, desta forma teremos a força peso puxando o imã para baixo e a força magnética puxando ele para cima, a resultante entre as duas forças é zero, isso faz com que o imã ao ser lançado dentro do tubo sofra uma resultante igual a zero com o seu movimento uniforme.

A frenagem de um imã se da quando ele é lançado no interior de um tubo com o material não ferromagnético posicionado verticalmente.

Esquema de montagem:

Segue abaixo fotos do experimento desenvolvido em laboratório.

Preparação para o Experimento Experimento com tubo de acrílico

Experimento com tubo de cobre

Conclusão:

Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com