TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentário sobre o texto “Discussão sobre a importância do programa de necessidades no processo de projeto em arquitetura”

Resenha: Comentário sobre o texto “Discussão sobre a importância do programa de necessidades no processo de projeto em arquitetura”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Comentário sobre o texto “Discussão sobre a importância do programa de necessidades no processo de projeto em arquitetura”

Os produtos ou serviços desenvolvidos por empresas ou profissionais especializados em qualquer setor produtivo possuem processos específicos. Para elaborar um produto, é necessário um estudo aprofundado para que o resultado seja satisfatório. Em um projeto arquitetônico, alguns estudos e levantamentos são extremamente importantes para que o consumidor obtenha um produto que atenda suas necessidades.

Para obter uma quantidade de informações necessárias para elaboração de um bom projeto, pode-se listar fontes importantes de dados. Um estudo interessante para tentar prevenir futuros problemas é a consulta de projetos já realizados com características semelhantes ao que se deseja projetar. Com isso, é possível rever alguns parâmetros e tentar produzir algo diferente que possa não apresentar problemas semelhantes. Estudos como da literatura e normas técnicas são básicos e fundamentais para garantir qualidade aos projetos.

Além dessas fontes, é imprescindível a participação do principal interessado no projeto, o cliente. É preciso uma comunicação bem sucedida com o futuro usuário do produto, afim de garantir sua satisfação. Para isso é necessário seu envolvimento desde o início do projeto. Várias formas de obter esse tipo de informação podem ser adotadas como entrevistas, apresentação de históricos ou até conversas informais e envolvimento mais próximo entre o projetista e o cliente.

Diante das informações coletadas, é preciso definir as questões ambientais, culturais, tecnológicos, temporais, econômicos, estéticos e segurança, e atrelar todas em um projeto. É uma tarefa complicada e necessita de um estudo elaborado. Como essas questões estão muito relacionadas é complicado estabelecer um roteiro para a construção de um projeto. Vários estudos sobre processos de elaboração foram realizados. Mas diante das dificuldades, não existe um consenso entre os estudiosos, vários programas foram publicados e não existe uma regra.

O processo de construção de um projeto arquitetônico torna-se, então, particular. Cada projetista, ou arquiteto define seus procedimentos. O que não se pode negar é o fato de cada projeto ser único, ou seja, a criação de um projeto, a partir dessa afirmação, considera-se um processo artístico. O diferencial dessa arte para a maioria, é que esse processo tem que levar em conta vários fatores e obedecer várias regras. Isso o torna mais complicado que a maioria das outras artes, que deixam o artista livre para criar da forma que achar interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com