TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentários

Resenha: Comentários. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Feedback

Feedback pode ser traduzido literalmente como "retroalimentação"... mas fica complicado falar que você vai ter uma reunião de retroalimentação com seu chefe. Vai que você esquece do segundo "r"... aí as coisas podem fica realmente doloridas. Segundo o dicionário do Houaiss, feedback é a "informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão".

Originalmente, essa palavra vem da teoria de sistemas que se aplica aos sistemas abertos como os seres vivos e as organizações. Quando encostamos a mão numa chapa quente no fogão, sai uma mensagem urgente das terminações nervosas que voa até o cérebro e manda um feedback: "tira logo essa mão daí, seu idiota!" e desta forma, o estrago é menor, Igualmente, quando entramos numa empresa nova, e vamos estrear aquela super - calça jeans, devidamente triturada e recortada, um colega que lá convive há mais tempo, nos dá um feedback - "Cara, se você usar este tipo de roupa aqui, você não vai durar um mês no emprego." E, como o emprego parece bom, voltamos voando para casa para mudar o visual. Isto é, ajustamos nosso comportamento para evitar queimarmos nosso filme!

Então, toda informação que recebemos do ambiente: de chefes, colegas, subordinados, amigos, pais, etc, podem servir como mecanismo de correção de nossa rota. Podem ou não, dependendo de conseguirmos captar, valorizar, e decidir agir de acordo com a mensagem recebida ou em seu sentido oposto. Não é raro, situações em que um funcionário recebe o cartão vermelho de uma empresa e constrangido diz a todos que "nunca tinha recebido nenhum feedback de que não estava bem no pedaço". Provavelmente, ele estava recebendo sinais, mais ou menos explícitos, de que não estava agradando, mas não se tocou e não mudou sua rota de descarrilamento antes que fosse tarde. Definido o termo feedback, queria compartilhar alguns princípios sobre dar e receber feedback que podem ser úteis na vida profissional e até se expandir para outros campos da vida:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com