TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentários Sobre O PCMSO - NR.07

Pesquisas Acadêmicas: Comentários Sobre O PCMSO - NR.07. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE RATIO DE FORTALEZA

Comentários sobre o PCMSO – NR.07

Questões relativas à aula de Auditoria

Adilson Luis Tozo

Auditorias, Laudos e Perícias

Tecnologia em Segurança no Trabalho

6º Semestre

Dezembro/2013

Página 2 de 8

Questões formuladas a partir do texto da Aula: Auditoria

1ª Questão:

A relação de auditorias implica o respeito por um conjunto de princípios orientadores e reguladores desta atividade; Mencione três princípios e para cada um deles discorra a sua necessidade para com a auditoria:

1. Conduta Ética: O auditor deve ser integro, pois no desempenho de suas funções ele poderá ser culpado por deixar de expressar fatos importantes acerca das demonstrações financeiras, devendo reunir evidencias suficientes para justificar a expressão de sua opinião. É elementar na atividade de auditoria o sigilo e confidencialidade, pois o profissional tem acessos a informações restritas, não devendo ele divulgar informações em seu próprio beneficio ou de terceiro. Informações somente poderão ser dadas a terceiros se houver determinação legal ou formalmente expressa pela empresa auditada. Ser discreto, não se utilizando de fatos apurados para proveito próprio;

2. Independência: Quanto ao seu modo de operação, o Auditor Interno deve fazê-lo com tranquilidade e segurança, consciente de que deve desenvolver suas atividades com independência, fundamentado nos seguintes fatores: Possuir liberdade para investigar, selecionar e executar suas atividades (acesso irrestrito); Exercer apenas o papel de assessor, cabendo aos gestores tomarem decisões apropriadas; Isolar-se das demais áreas operacionais, com um aspecto de atitude mental.

3. Devido cuidado profissional: Aplicação de diligência e julgamento na auditoria. Auditores agem com cuidado, considerando a importância da tarefa que executam e a confiança garantida a eles. Ter competência suficiente é essencial.

2ª Questão:

Explique: Conduta Ética:

Ética é o conjunto de valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. As organizações seguem os padrões éticos sociais, porém criam suas próprias regras para o bom andamento dos processos de trabalho, e alcance de metas e objetivos. Uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e

Página 3 de 8

valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. A dinâmica do mercado nos exige atualização a aperfeiçoamentos constantes, e uma postura ética é de suma importância no ambiente corporativo. Através dela ganhamos credibilidade e a confiança de superiores, liderados e demais colegas e colaboradores.

A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que o conduzem tanto na tomada de decisões como no processo de adotá-las. Ao final, a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua postura ética, de valores e conduta exemplar.

3ª Questão:

Qual a definição de auditoria?

Processo sistemático, independente e documentado para obter evidências de auditoria e respectiva avaliação objetiva, com vista a determinar em que medida os critérios da auditoria são satisfeitos.

4ª Questão:

Explique evidencias de auditoria e de um exemplo:

É o conjunto de fatos comprovados, suficientes, competentes e pertinentes, e por definição, mais consistentes que os achados, em função de determinadas características:  Suficiência: a evidência deve ser convincente à pessoas leigas, permitindo-as chegar às mesmas conclusões do auditor.  Validade: deve dar credibilidade e suporte à conclusão do auditor.  Relevância: deve ter relação com os objetivos da auditoria.  Objetividade: deve ser objetiva e respaldar as conclusões do auditor de forma mais profunda do que a simples aparência. A evidência de auditoria é classificada segundo os procedimentos que a originaram. Assim, temos:

Página 4 de 8

 Evidência física: Obtida em decorrência de uma inspeção física ou observação direta de pessoas, bens ou transações. Normalmente é apresentada sob a forma de fotografias, gráficos, memorandos descritivos, mapas, amostras físicas etc.  Evidência documental: É aquela obtida dos exames de ofícios, contratos, documentos comprobatórios (notas fiscais, recibos, duplicatas quitadas, etc.) e informações prestadas por pessoas de dentro e de fora da entidade auditada, sendo que a evidência obtida de fontes externas adequadas é mais fidedigna que a obtida na própria organização sob auditoria.  Evidência testemunhal: É aquela decorrente da aplicação de entrevistas e questionários.  Evidência analítica: Decorre da conferência de cálculos, comparações, correlações e análises feitas pelo auditor, dentre outras.

5ª Questão:

Cite cinco evidencias do sistema de Saúde e Segurança no Trabalho que podem ser examinadas em auditoria e para cada uma delas discorra os aspectos pontuais e pertinentes ao argumento do auditor:

1ª) Há evidências, de que o empregador informa os riscos profissionais aos

trabalhadores, bem como as medidas de controle existentes?

Item da NR: 1.7.c.

Aspectos pontuais e pertinentes ao argumento do auditor:

 Implantar um Programa de Treinamento que abranja todos os trabalhadores (em todos os seus níveis hierárquicos), que dê ciência da política de segurança da empresa, das atribuições de cada setor e pessoa em relação à política e das normas de segurança gerais e específicas (de cada cargo / função ou situação de trabalho), que seja documentado (sob assinatura do instrutor e do trabalhador) e que se desenvolva através de:

 Um treinamento inicial de Integração, quando da admissão do trabalhador, que inclua todo o conteúdo acima;

 Treinamentos periódicos de reforço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com