TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Funcionam Os Processadores

Trabalho Universitário: Como Funcionam Os Processadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  176 Visualizações

O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções. O próprio microprocessador subdivide-se em várias unidades, trabalhando em altas frequências. A ULA(Unidade Lógica Aritmética), unidade responsável pelos cálculos aritméticos e lógicos e os registradores são parte integrante do microprocessador na família x86, por exemplo.

Embora seja a essência do computador, o microprocessador diferente do microcontrolador, está longe de ser um computador completo. Para que possa interagir com o utilizador precisa de: memória, dispositivos de entrada/saída, um clock, controladores e conversores de sinais, entre outros. Cada um desses circuitos de apoio interage de modo peculiar com os programas e, dessa forma, ajuda a moldar o funcionamento do computador. O próprio microprocessador subdivide-se em várias unidades, trabalhando em altas frequências. A ULA(Unidade Lógica Aritmética), unidade responsável pelos cálculos aritméticos e lógicos e os registradores são parte integrante do microprocessador na família x86, por exemplo.

Existem dois modelos de computação usados em processadores: CISC: Instruções complexas micro programação, poucos registradores, pouco uso de pipelining (técnica que permite o processador executar múltiplas instruções paralelamente) RISC: Instruções simples, linguagem de máquina, muitos registradores e arquitetura pipelining

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com