TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o Meio Ambiente pode ser saneado através da técnica de Biorremediação

Pesquisas Acadêmicas: Como o Meio Ambiente pode ser saneado através da técnica de Biorremediação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 12

1. PROBLEMA

Como o Meio Ambiente pode ser saneado através da técnica de Biorremediação?

2. OBJETIVO GERAL

Demonstrar a utilização da Biorremediação (técnica de sustentabilidade) como solução para sanear o Meio Ambiente afetado com derramamento de petróleo, no mundo e no Brasil, e seus custos e benefícios (pontos positivos e negativos).

3. OBJETIVO ESPECÍFICO

1. Conceituar a Biorremediação (origem e definição).

2. Indicar os principais contaminantes de petróleo e seus derivados.

3. Demonstrar os processos usados nesta técnica.

4. Revelar-se o motivo da utilização deste meio de sustentabilidade.

5. Citar os custos e benefícios (pontos positivos e pontos negativos).

6. Apresentar o destaque e a evolução deste método no mundo e no Brasil.

7. Apontar a remediação dos solos contaminados com o derramamento de petróleo por casca de coco verde.

4. METODOLOGIA

Este trabalho é um Estudo de Caso, onde através de pesquisas como web gráficas, artigos, dissertações, teses, revistas e livros foram os meios empregados.

5. JUSTIFICATIVA

Tem como finalidade definir a técnica de Biorremediação, quais os métodos aplicados, como e onde é usado e seus custos e benefícios (pontos positivos e pontos negativos).

6. INTRODUÇÃO

A revolução industrial trouxe um enorme aumento da poluição e da produção de resíduos. Na realidade, muitos problemas ambientais atuais são resultado de mais de 200 anos de má gestão do lixo industrial, sendo os locais contaminados uma consequência frequente do manuseamento e eliminação inadequado de matérias pesados. Contudo, técnicas foram e são testadas e usadas para o tratamento desses locais contaminados, quanto mais eficazes e de baixo custo são mais evidenciadas, desse modo, a biorremediação se destaca.

A Agência de Proteção Ambiental da América – USEPA define como biorremediação “processo de tratamento que utiliza de forma natural microrganismos que degradam substâncias tóxicas, de extremo perigo, transformando estas substâncias neutras (menos ou não tóxicas)”, que não irão agredir o meio ambiente e sim minimizar substâncias químicas potencialmente tóxicas como os hidrocarbonetos encontrados no petróleo.

A biorremediação tem várias definições por pesquisadores, por serem surfactantes, os microrganismos (bactérias e/ou fungos) fazem a limpeza do meio contaminado como se fossem detergentes naturais, sendo denominados por alguns de BIODETERGENTES. Outros a classifica como BIOTECNOLOGIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO, por ser algo que estar sempre inovando.

A remediação natural não é novidade, microrganismos e plantas convivem entre si a milhões de anos. Pois, além dos microrganismos, nesse método pode usar plantas, fungos, enzimas e a interação entre eles. Em 1946, nos Estados Unidos um pesquisador identificou pela primeira vez microrganismos que degradavam o petróleo. O microbiólogo Caude E. ZoBell (1905-1989) foi o pioneiro na pesquisa, ele comprovou que as bactérias consumiam o petróleo como fonte de energia (carbono) para geração de biomassa (CRAPEZ, 2002).

Essa técnica vem sem usada para descontaminação do meio ambiente, pelo fato do custo-benefício, além de sem uma alternativa bastante eficaz é também de baixo custo.

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

7.1. UTILIZAÇÃO DA BIORREMEDIAÇÃO

A biorremediação é uma técnica que usa para diminuir a contaminação de solos terrestres e, ou marítimos pelo derramamento de petróleo e, ou seus derivados. Tal técnica é desenvolvida através de utilização de microrganismos naturais nativos ou cultivados, como fungos e bactérias. As bactérias são as mais utilizadas, pois destroem ou transformam os contaminantes tóxicos em compostos que trazem menos danos para o meio ambiente e o seu humano.

Esse método vem sendo usado para remediação de ambientes, esses contaminados por substâncias orgânicas e tem como principal requisito a eficiência da degradação natural feita pelos microrganismos.

FIGURA 1: TRATAMENTO POR BIORREMEDIAÇÃO (SOLO E ÁGUA)

*EPA (Agência de Proteção Ambiental) 2003.

É utilizado principalmente em derramamento de petróleo, ou em solo ou em água. Um exemplo de derramamento tratado por Biorremediação foi o Exxon Valdez.

Em 24 de março de 1989, o navio petroleiro da Exxon Valdez, derramou 42 milhões de litros de óleo na costa do mar do Alasca, contaminando uma extensão de 1900 quilômetros. No local foi usada contenção, bombeamento, remoção manual, lavagem e biorremediação, tendo o custo de US$ 21 bilhões.

7.2. CONTAMINANTES DE PETRÓLEO E DERIVADOS

Conforme Andrade et al. (2010), o petróleo é mistura de vários compostos, onde os hidrocarbonetos prevalecem. Por causa da sua complexidade, as áreas afetadas por esta mistura tem dificuldade em serem saneadas.

São vários os contaminantes de petróleo e derivados, mas alguns se destacam como é o caso dos BTEX, que é composto pelo benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno (isômeros: orto-, meta-, e para-xileno). São os hidrocarbonetos monoaromáticos, principais solventes dos combustíveis, e a composição mais solúvel da gasolina.

Os BTEX não apenas preocupa os pesquisadores brasileiros, mas em todo o mundo. Pois exigem maior preocupação ambiental, desse modo, são os primeiros a serem identificados no processo de biorremediação.

Mas além dos BTEX, outros componentes que também poluem os solos e águas subterrâneas por petróleo e seus derivados são alvos de atenção, como são os casos dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com