TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como as organizações, através de tecnologias de gerenciamento, prevêem o impacto ambiental nas melhores operações da Organização

Projeto de pesquisa: Como as organizações, através de tecnologias de gerenciamento, prevêem o impacto ambiental nas melhores operações da Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER II)

Ana Caroline Alves Gonçalves RA: 9750452685

Carlos Eduardo de Lima Castro RA: 9526407316

Carlos Alberto da Silva RA: 9910161330

Nadson Rafael de A. Moreira RA: 9749450198

Nivaldo Dias Afonso RA: 9505345417

Vilson Leme RA: 9608509229

Tema: De que maneira as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da Organização. Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?

Tutor: Fernando Gasparato

Jundiaí – São Paulo

2014

SUMÁRIO

RESUMO 2

1. DE QUE MANEIRA AS ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO PODEM SE ANTECIPAREM AOS IMPACTOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE POR MEIO DA ATIVIDADE FIM DA ORGANIZAÇÃO. 3

2. COMO O DIREITO EMPRESARIAL ATUA EM RELAÇÃO ÀS RESPONSABILIDADES DA ORGANIZAÇÃO NESTA AREA? 4

3. QUAL A IMPORTANCIA DE SER TRABALHAR A RESPONSABILIDADE SOCIAL E CONCIÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES? 5

4. COMO AS TECNOLOGIAS DE GESTÃO PODEM CONTRIBUIR NESTE SENTIDO? 6

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 9

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade abordar as maneiras de como as organizações através das tecnologias de gestão antecipam os impactos causados no meio ambiente e também como o direito empresarial atual em relação às responsabilidades da organização.

É de extrema importância para sociedade mundial por se tratar da própria sobrevivência humano, em questões ambientais dentro de poucos anos em todo o planeta. Os relatos abaixo foram retirados de pesquisas feitos por estudiosos dos setores de Direito Empresarial, responsabilidade social e Meio ambiente junto à sociedade e Setor empresarial.

Apresentaremos o contexto sobre três temas que reunidos se torna a união do meio em que vivemos. Veremos a Responsabilidade social de uma maneira mais profunda, conscientizando a importância de atitudes e ações que realizadas de maneira certa no presente terá reflexo positivos no futuro. Tomaremos conhecimentos de responsabilidades determinas ao setor empresarial como obrigação social para com a população.

Como a sociedade recebe e reage em relação a mudanças para preservação do meio ambiente. O planejamento das organizações que almejam um diferencial no mercado, criando novas estratégias para conquistar novos clientes, sem perder o foco da responsabilidade social, que é o que está em evidencia. Como envolver o colaborador da Organização e compromete-lo com todo o processo para que ele se sinta peça chave para desenvolver com qualidade, mas com responsabilidade.

1. DE QUE MANEIRA AS ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO PODEM SE ANTECIPAREM AOS IMPACTOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE POR MEIO DA ATIVIDADE FIM DA ORGANIZAÇÃO.

Esta dissertação tem como objetivo conhecer como as empresas devem tratar a relação com o meio ambiente, desta forma será mostrado que grande parte das empresas hoje já trabalha com foco neste assunto, não podendo esquecer que mesmo que esta empresa tenha um aumento de custos, ainda assim obtém lucros consideráveis, e mostra ao consumidor final que a empresa tem uma responsabilidade com o meio ambiente.

A empresa que aplica o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), mostra que está tendo o cuidado em preservar o meio ambiente e tenta com isso conscientizar também sociedade. Para explicar melhor o que é SGA é a forma de planejamento das atividades que podem minimizar e eliminar os processos industriais no meio ambiente, e esta pratica quando bem aplicada pode evitar desperdícios de matérias primas, fazendo com que os recursos naturais, sejam poupados.

“A contaminação do meio ambiente natural pelas indústrias teve início com a Revolução Industrial no século XIX, e dessa época em diante, o problema teve um crescimento exponencial, provocando inúmeras catástrofes ambientais que tiveram repercussão local, regional e global.” (Dias, 2006 p.44).

Dentro do processo de desenvolvimento sustentável, as empresas teriam que tratar os recursos naturais como finitos, considerando que a má utilização dos mesmos pode levara um colapso global.

2. COMO O DIREITO EMPRESARIAL ATUA EM RELAÇÃO ÀS RESPONSABILIDADES DA ORGANIZAÇÃO NESTA AREA?

Segundo Antônio Inagê de Assis Oliveira:

“O licenciamento ambiental é o instrumento através do qual o órgão ou entidade ambiental competente avalia os projetos a ele submetidos, considerando os impactos positivos e negativos, para decidir se autoriza ou não a instalação, a ampliação ou o funcionamento do mesmo e, em autorizando, se faz ou não exigências para minorar os impactos ambientais negativos e maximizar os impactos ambientais positivos”.

Sendo assim, o licenciamento ambiental é o processo administrativo complexo que tramita perante a instância administrativa responsável pela gestão ambiental, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, e que tem como objetivo assegurar a qualidade de vida da população por meio de um controle prévio e de um continuado acompanhamento das atividades humanas capazes de gerar impactos sobre o meio ambiente.

A Lei nº 6.404/1976 que determina os direitos e deveres das organizações no Brasil deixa claro nos artigos 115 a 117 e 153 a 157:

“O acionista deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com