TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compiladores

Trabalho Universitário: Compiladores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Engenharia de Computação Disciplina: Engenharia de Software I

Atividade: Exercicio

Professor: Hudson Antônio Alves da Silva Data: 08/05/2014

Aluno: LIPIE AUGUSTO DE ALCÂNTARA SOUZA

EXERCÍCIOS

5.1 Discuta os problemas da utilização de linguagem natural para definir os requisitos do usuário e do sistema e mostre, utilizando pequenos exemplos, como a linguagem natural estruturada em formulários pode ajudar a evitar algumas dessas dificuldades.

5.2 Descubra ambigüidades ou omissões no seguinte documento de requisitos de uma parte de um sistema de emissão de passagens.

Um sistema automático de emissão de passagens vende passagens de trem. Os usuários escolhem seu destino e apresentam um cartão de crédito e um número de identificação pessoal. A passagem é emitida e o custo dessa passagem é incluído em sua conta do cartào de crédito. Quando o usuário pressiona o botão para iniciar, uma tela de menu com os possíveis destinos é ativada, juntamente com uma mensagem para que o usuário selecione um destino. Uma vez selecionado um destino, pede-se que os usuários insiram seu cartão de crédito. A validade do cartão é checada e o usuário, então, deve fornecer um número de identificação pessoal. Quando a transação de crédito é validada, a passagem é emitida.

5.3 Reescreva a descrição mostrada anteriormente utilizando a abordagem estruturada. Resolva as ambigüidades identificadas de maneira apropriada.

5.4 Utilizando a técnica sugerida aqui, em que a linguagem natural é apresentada de maneira-padrão, escreva requisitos plausíveis do usuário para as seguintes funções:

• Um sistema de bomba de gasolina para auto-atendimento, que inclui uma leitora de cartão de crédito. O cliente passa o cartào pela leitora e registra a quantidade de combustível solicitada. O combustível é fornecido e a conta do cliente é debitada.

• A função de fornecer dinheiro em um caixa automático de banco.

• A função de verificar e corrigir a ortografia, em um processador de textos.

5.5 Descreva três tipos diferentes de requisitos não funcionais que possam ser colocados em um sistema. Dê exemplos de cada um desses três tipos de requisitos.

5.6 Escreva um conjunto de requisitos não funcionais para o sistema de emissão de passagens, descrito anteriormente, estabelecendo sua confiabilidade e seu tempo de resposta.

5.7 Sugira como um engenheiro responsável pelo esboço de uma especificação de requisitos poderia manter o acompanhamento dos relacionamentos entre os requisitos funcionais e não funcionais.

5.8 Você conseguiu um emprego com um usuário de software que contratou seu funcionário anterior para desenvolver um sistema para eles. Você descobre que a interpretação de sua empresa dos requisitos é diferente da interpretação dada pelo seu funcionário anterior. Discuta o que você deveria fazer nessa situação. Você sabe que os custos para seu atual funcionário deverão aumentar, se as ambigüidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com