TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema operacional e compilador

Tese: Sistema operacional e compilador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Tese  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

Aula 1 - Sistema Operacional e Compilador

12/08/2012 22:17

Compiladores e Interpretadores

 

A técnica e a ferramenta

Vimos que a programação estruturada é uma técnica de programação que promove a construção de programas mais legíveis, claros e eficientes. Mas apenas com a técnica de programação ainda não é possivel programar os computadores. Precisamos também de uma ferramenta e no caso de programação de computadores a ferramenta usada é a linguagem de programação. A linguagem de programação é portanto a ferramenta e a programação estrutura a técnica. De nada adianta tentar usar a ferramenta sem conhecer a técnica. Na verdade, é comum estudantes de ciencia da computação acreditarem que para programar computadores basta conhecer uma linguagem de programação, o que nao é verdade. De nada adianta a ferramenta se o profissional nao domina a tecnica na qual a ferramenta se baseia. No caso a linguagem de programação C é uma linguagem estruturada e que permite a construção de programas com programação estruturada. Por conta disso, vamos usá-la para aplicar os conceitos da programação estruturada na prática.

 

Como programar os computadores?

A forma como podemos programar um computador é escrevendo programas em alguma linguagem de programação. Entretanto, o computador é capaz de executar instruções em linguagem de máquina e não compreende as instruções escritas nos programas implementados em linguagens de programação de alto nível. Precisamos então de algum tradutor que possa transformar o programa escrito em uma linguagem de programação para um programa em linguagem que máquina, para que assim o computador possa 'entender' e executar o programa. Os programas então precisam ser traduzidos em linguagem de maquina para que possam ser executados no computador.

 

Interpretadores e Compiladores

É nesse momento que surgem os compiladores e interpretadores que são programas utilitarios que fazem a tradução de um programa escrito em uma linguagem de programação para um programa em linguagem de máquina. Estes dois tipos de programas fazem a tradução de uma forma diferente um do outro.

 

O interpretador traduz o programa linha a linha, durante a execução do programa, e se nao houver erro converte, linha a linham em linguagem de maquina e executa. O interpretador faz isso toda a vez que o programa precisa ser executado pois o resultado da tradução não é armazenado, sendo portanto necessária nova tradução toda a vez que o programa for executado.

 

O compilador já faz o trabalho de tradução de uma forma mais eficiente pois ele primeiro faz toda a tradução do programa, linha a linha, e caso não haja erros, grava o resultado da tradução em um programa com sufixo .obj. Este programa .obj é então usado por um programa chamado linkeditor que faz a ligação do programa .obj com rotinas em linguagem de máquina, gerando um programa com sufixo .exe que poderá então ser executado no computador.

 

O compilador trabalha entao em conjunto com o linkeditor para gerar um programa executável pelo computador. O programa executável nao precisa ser interpretado linha a linha, durante sua execução, como é o caso dos programas interpretados, e por conta disso, sua execução é bem mais rápida, do que a execução dos programas interpretados. Além disso, o arquivo com o codigo-fonte do programa não precisa estar disponivel para sua execução, somente o arquivo executável o que possibilida uma proteção do codigo-fonte contra pirataria ou alterações indevidas.

 

A linguagem de Programação C

A linguagem de programação C foi criada por Dennis Ritchie e Kenm Thompson em 1972, nos laboratorios Bell, nos EUA. C é uma linguagem de programacao de proposito geral e já foi usada para construção de bancos de dados, editores e texto, planilhas eletronicas e até mesmo de sistemas operacionais como o UNIX. A linguagem de programação C permite que sejam construidos programas estruturados e modulares e ajuda o programador a usar boas praticas de programação. A linguagem C permite uso de programação estruturada na construção dos programas. Alem disso, C possui uma semelhança na forma de escrita dos programas com a linguagem Java que é outra linguagem poderosa para a construção de aplicações web e móveis. Isso faz com que o conhecimento de C ajude quando voce for aprender Java, pois a sintaxe dessas linguagens é parecida. Usaremos entao a linguagem C para colocar em pratica os conceitos de programação estruturada que serão apresentados durante o periodo.

Sobre Programação Estruturada

12/08/2012 22:19

 

O que é Programação Estruturada?

 

A programação estruturada é uma técnica de programação, independente da linguagem de programação, que tem como objetivo contruir programas claros, legíveis, eficientes e de fácil manutenção.

 

A programação estrutura impõe uma disciplina rígida de programação que faa uso de três estruturas de controle para a construção da lógica de um programa. Os tres tipos de estrutura de controle são a sequencia, a seleção e a repetição. Com apenas estas tres tipos de estrutura de controle é possível construir programas sem o uso de desvios incondicionais.

 

Estrutura de Sequencia

A estrutura de sequencia define que as instruções do programa são executadas sequencialmente, de cima para baixo, linha a linha, do programa, de forma sequencial. É fácil compreender o fluxo de execução de um programa com estrutura sequencial pois as instruções são executadas na ordem em que aparecem no programa.

...

instrução 1

instrução 2

instrução 3

instrução N

 

Estrutura de Seleção

A estrutura de seleção permite que o fluxo de execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com