TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação Em Nuvens

Projeto de pesquisa: Computação Em Nuvens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

- Vantagens:

Uma das vantagens da computação nas nuvens é que é possível, acessar os dados e aplicações de qualquer lugar onde você esteja , desde que haja uma conexão com qualidade de sinal com a internet, o que traz muita flexibilidade e mobilidade para os usuários. Outra coisa que é possível para o usuário- graças ao modelo de pagamento- pagar somente o que necessita, evitando desperdício de recursos. Também graças à escalabilidade é possível ampliar a disponibilidade de recursos conforme o usuário necessite. Esta flexibilidade possibilita que os riscos com infraestrutura sejam minimizados, já que a empresa não vai precisar comprar muitos recursos físicos e também não assume responsabilidade pela estrutura contratada.

Outras flexibilidades, consistem na facilidade de utilização dos serviços e compartilhamento de recursos, além da confiabilidade dos serviços já que as empresas que oferecem esses serviços são avaliadas pela reputação, e principalmente pela capacidade de manter os dados seguros.

São expressivos os benefícios obtidos com esta tecnologia, tanto para as grandes corporações , seja pelo grande apelo econômico ou pela flexibilidade e dinamicidade proporcionada, quanto para o usuário comum, que usufrui da mobilidade, integração e inteligência das aplicações.

-Desvantagens:

Dentre as maiores desvantagens da computação em nuvem são pontos-chave para evolução e adoção da mesma: segurança, escalabilidade, interoperabilidade, confiabilidade e disponibilidade.

Com relação à segurança este é o desafio mais visível a ser enfrentado, pois a informação que antes era armazenada localmente agora irá localizar-se na nuvem, em um local onde não se sabe precisamente onde é e nem que tipos de dados estão sendo armazenados junto a ela. Isso porque a privacidade e a integridade são itens de suma importância, pois especialmente em nuvens públicas existem grandes exposição de ataques. Dentre os requisitos necessários para evitar a violação das informações estão: a criptografia dos dados, o controle rigoroso do acesso e sistema eficaz de gerenciamento de cópias de segurança.

A escalabilidade é característica fundamental na computação em nuvem, já que as aplicações precisam ser escaláveis ( ou “elásticas” ). De maneira que os recursos utilizados possam ser alterados de acordo com a demanda. Para isso as aplicações e seus dados devem ser flexíveis o suficientes. Esta tarefa pode não ser simples e normalmente depende da implementação.

A interoperabilidade consiste na capacidade do usuário executar seus programas e seus dados em nuvens diferentes, permitindo que eles não fiquem restritos somente a uma nuvem. Embora muitas aplicações tenham levado em consideração esse fator, existe a necessidade de implementação de padrões e interfaces para que essa portabilidade seja possível.

Com relação a confiabilidade ela está ligada a freqüência com que o sistema falha e qual o impacto de suas falhas (perda ou não de dados). Todas as aplicações desenvolvidas para computação em nuvem tem que ser confiáveis, elas têm que possuir uma arquitetura que permita que os dados permaneçam intactos mesmo quando hajam falha ou erros em um ou mais servidores ou máquinas virtuais onde essas aplicações estão sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com