TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação Gráfica na Medicina

Trabalho acadêmico: Computação Gráfica na Medicina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  1.887 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL JOÃO DE CESARO

Andrea Cristiane Ferreira

Andréia Camara Steinhorst

A Computação Gráfica na Medicina

Passo Fundo

2009

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

1 COMPUTAÇÃO GRAFICA 04

1.1 Computação Gráfica na Medicina.............................................................................04

1.1.1 Ressonancia Magnetica 04

1.1.2 Tomografia Computadorizada...............................................................................05

1.1.3 Ultrasonografia.......................................................................................................06

CONCLUSÃO..........................................................................................................................07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................................................08

INTRODUÇÃO

A medicina é uma das áreas do conhecimento humano que mais tem se beneficiado do uso da tecnologia para ampliar e representar suas descobertas. Seguindo esta linha, a computação gráfica tem sido de grande importância no desenvolvimento deste processo, seja através de exames ou mesmo na preparação dos futuros profissionais de saúde por intermédio do uso da computação gráfica na parte educacional.

Hoje, exames modernos e mais precisos são possíveis graças a CG, como no caso da Ressonância Magnética, Ultra-sonografia em 3D entre outras, são os chamados exames de diagnóstico por imagem.

Diagnostico por imagem é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos, porém isso só é possível graças a Visualização Científica, disciplina da área de computação gráfica, cujo objetivo é prover recursos visuais que forneçam ao cientista uma maior compreensão do fenômeno estudado. A evolução dos equipamentos e das técnicas de processamento de imagens e computação gráfica passou a permitir diagnósticos precisos por meio de imagens com alta fidelidade, contribuindo para tornar a visualização científica uma ferramenta essencial na área médica.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Computação Gráfica é a ciência que cria, armazena e manipula modelos de objetos e subseqüentes imagens por meio de computador e dispositivos de interação.As suas possibilidades de aplicações são muitas, porém uma das áreas que mais tem se beneficiado atualmente é a medicina, principalmente no que diz respeito ao diagnostico por imagem.

1.1 COMPUTAÇÃO GRÁFICA NA MEDICINA

Muitos exames têm se beneficiado das técnicas de aquisição e tratamento de imagens para visualizar tecidos internos do corpo do paciente, sem a necessidade de procedimento cirúrgico.Podemos citar várias modalidades de aquisição de imagens onde a visualização

volumétrica pode atuar como na medicina, onde as mais utilizadas são: Tomografia Computadorizada (CT), Ressonância Magnética (MRI),Ultra-som e Microscopia confocal.

Entre elas, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética são as modalidades utilizadas nas aplicações médicas que mais têm recebido os benefícios da renderização tridimensional, e são descritas brevemente a seguir.

1.1.1 Tomografia Ccomputadorizada (CT)

A Tomografia Computadorizada (CT) é uma técnica de aquisição de imagens médicas, na qual utiliza-se a tecnologia de computação associada a emissão de raios X para produção de uma imagem que representa uma fatia do corpo do paciente. Com a Tomografia Computadorizada (CT) uma estrutura interna de um objeto pode ser reconstruída a partir de múltiplas projeções deste objeto.

Durante a aquisição de cada fatia, um tubo de raios X circundando o paciente produz um feixe de raios X que são emitidos na direção do corpo do paciente, sendo que parte destes raios são absorvidos por um anel de detectores localizados na extremidade oposta a este tubo.

1.1.2 Ressonância Magnética (MRI)

A ressonância magnética (MRI) possibilita a visualização seletiva das características de tecidos diferentes. O scanner de MRI possui grandes rolos magnéticos que produzem campos magnéticos com magnitudes de vários tesla.

O paciente é colocado em um forte campo magnético onde os núcleos dos átomos de hidrogênio nos tecidos se alinham com este forte campo magnético.Durante este processo de alinhamento, o núcleo tende a variar no campo magnético, esta oscilação de ressonância é conhecida como fenômeno de ressonância magnética.

Uma imagem de MRI é um mapa de intensidades de radio freqüência emitidas pelos tecidos, ode quanto mais brilhante for uma área, maior é a intensidade do sinal naquele ponto.

Características de tecidos específicos podem ser isoladas, permitindo que técnicos e físicos

identifiquem um tumor ou inflamação no tecido.

Uma das vantagens dos scanners de MRI sobre os de CT é a ausência da radiação ionizante .

1.1.3 Ultra-sonografia

A ultra-sonografia, ou ecografia, é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultra-som em geral utilizam uma freqüência variada dependendo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com