TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina eletrônica: a medicina do futuro?

Relatório de pesquisa: Medicina eletrônica: a medicina do futuro?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  Relatório de pesquisa  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 3

Medicina eletrônica: a medicina do futuro?

Na semana passada escrevi sobre os remédios personalizados e como a farmacogenômica irá revolucionar a medicina. A minha dúvida agora é qual será o papel dos médicos na medicina do futuro. Aquele profissional que o examinava, conversava, conhecia você desde criança e sabia se tinha realmente algum problema ou só necessidade de ser tranquilizado quando estava preocupado com a sua saúde está em extinção. Infelizmente. Você marca uma consulta, entra no consultório, muitas vezes após uma longa espera, descreve os sintomas e o médico imediatamente elabora uma lista de exames aos quais você tem que se submeter antes de se pensar em diagnóstico ou qualquer sugestão de tratamento – se é que você realmente precisa de um. Sempre me questionei porque temos que ir a um médico para que ele nos diga o que há de errado no nosso corpo. Com o desenvolvimento da tecnologia na área de genômica, farmacogenômica, imagem e robótica, pergunto-me quanto será necessário irmos ao médico no futuro. Será a medicina P4? Participativa, personalisada, preditiva e preventiva?

Como imagino isso?

Você colocará dados pessoais para um site P4 de medicina eletrônica de sua preferencia no computador. Se sentir algo anormal, descreverá os sintomas e, maravilha, sem sair de casa. Só isso já o aliviará do enorme stress de enfrentar o trânsito, identificar-se na entrada do prédio, esperar na sala de consultas, ouvir conversas deprimentes ou chatas e assim por diante. Com as suas informações, o site P4 poderá sugerir simplesmente que você precisa de umas férias ou conversar com um bom analista – e é claro, já indicará um link com inúmeras opções – ou listar uma série de exames e onde poderão ser realizados. No caso de imagens, o próprio computador terá dispositivos capazes de fotografá-lo internamente nos mínimos detalhes. Será a ressonância magnética do futuro. Com esses dados, o programa biomédico P4 do futuro poderá novamente concluir que não há nada de errado no seu corpo ou estabelecer um provável diagnóstico. Qual será o próximo passo?

A farmacogenômica

Se for constatada a necessidade de medicação, o próximo passo será – novamente a partir dos dados armazenados no site P4 – saber que droga deve ser tomada. E então, baseando-se nos seus genes, o programa P4 avaliará qual é o remédio que você deve tomar e em que dose. É a farmacogenômica, a medicina personalizada e participativa.

A medicina preditiva

Com os preços do sequenciamento do genoma caindo vertiginosamente, logo qualquer um de nós poderá ter um perfil de todos os seus genes a um preço acessível. Hoje, nossa capacidade de previsão, isto é, qual é o risco real de virmos a desenvolver uma doença como Alzheimer, diabetes, hipertensão ou falência de algum órgão – entre outras – ainda é limitada. Mas quanto mais pessoas tiverem seus genomas sequenciados, maior será o nosso conhecimento e a precisão das estimativas. E com isso poderemos saber de antemão se temos um risco aumentado para doenças de início tardio e a opção ou não de tomarmos medidas preventivas. Novamente, é a medicina preditiva, preventiva e participativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com