TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Redes

Por:   •  19/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Para podermos observar o que é um atraso em uma rede de computadores, usamos o comando tracerout. Quando um pacote "viaja" de um roteador ou host de origem para outro de destino, ele pode sofrer vários tipos de atrasos pelo caminho, o tracerout mostra esses atrasos.

No prompt de comando, ou em sites que oferecem esse serviço, o usuário determina um roteador de destino e a partir do roteador de origem é enviado pacotes para o roteador de destino escolhido, passando por N roteadores intermediários.

Em outras palavras, sabendo que existe N-1 roteadores no caminho entre a origem e o destino e esses pacotes serão enumerados de 1 a N, assim quando o roteador de destino recebe um entre os N pacotes, ele envia uma mensagem a origem, registrando também  o nome e o endereço do roteador, com essas informações o roteador de origem determina a rota percorrida pelos pacotes enviados e seus atrasos, entre os roteadores intermediários.

O tracerout faz esse processo três vezes, logo o roteador de origem envia 3N pacotes para o roteador de destino.

Exemplo:[pic 1]

No exemplo vemos que a primeira coluna do resultado indica a quantidade de saltos que demorou para chegar ao destino, N-1=9, ou seja 9 no caso do exemplo.

A segunda, terceira e quarta coluna mostram o tempo em ms, milissegundos, para cada pacote enviado entre o roteador de origem e o de destino, ou seja o atraso. As demais colunas mostram o nome e o endereço do roteador respectivamente.

Analisando a segunda linha percebemos asteriscos nas colunas que indicam o atraso, isso pode significar que o destino do pacote apresentava algum bloqueio, um firewall. Ainda observando os atrasos percebemos que o roteador 4 possui o menor deles, 3ms, quando comparados com os demais.

Referências Bibliográficas

  • KUROSE, J. F. e ROSS, K. - Redes de Computadores e a Internet - 5ª Ed., Pearson, 2010.
  • http://pt.wingwit.com/Networking/local-networks/72054.html#.Vb1L2_lVikp acesso: 01/08/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com