TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Algoritmo

Trabalho Universitário: Conceito De Algoritmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

Noção de Algoritmo

Um algoritmo é uma sequência básicas de instruções bem organizadas de uma forma lógica procurando a resolução de um problema ou uma tarefa, sendo eles computacionais ou não computacionais.

Os algoritmos não computacionais é como se fosse um passo a passo na vida real, como por exemplo, uma troca de lâmpada: 1: retirar a lâmpada antiga; 2: colocar a lâmpada nova; 3:ligar a luz. Este é um algoritmo para se trocar a lâmpada.

Já o algoritmo computacional é escrito em uma linguagem de programação própria para lê-los e entender seu passo a passo, como por exemplo, a linguagem em C.

Noção de Pseudo Linguagem

Existe uma pseudo linguagem chamada Portugol, que é a união de Português com Algol, e é bastante utilizada para desenvolver algoritmos por sua forma de apresentação ser bastante parecida ao português estruturado.

Noção de Estrutura de um Programa

Todas as expressões devem ser lineares (escritas em linhas), e modulares (divididas em módulos para melhor compreensão), respeitando sempre as regras de prioridade de parênteses e operações e a serem resolvidos primeiro.

Qualquer programa tem que fazer alguma coisa (nem que seja um sinal de bip) senão não é considerado um programa, tem que apresentar algum conteúdo. Apresentando conteúdo, automaticamente irá alterar estados dentro do computador, sendo que, o estado de uma das peças que vai inevitavelmente se alterar é a memória interna. É Inevitável um programa não se “alojar” na memória do computador, assim o programa precisa de um espaço físico na memória e para isso terá que o requisitar.

Noção de Tipos Primitivos para representação de Dados Variáveis

As variáveis são endereços de memória do computador utilizados para armazenar alguma informação temporária. As variáveis podem ser de entrada: fornecidas por um meio externo, ou de saída: armazenando os dados processados como resultado. As constantes são os endereços de memória destinados a armazenar informações fixas, que não devem ser alteradas durante a execução do programa. Os identificadores são os nomes dados as variáveis e constantes.

Todas as variáveis devem assumir um tipo de dado, assim definimos seu tipo de tamanho; os tipos de dados mais comuns são: Inteiro: admite apenas números inteiros; Real: admite números reais, ou com pontos flutuantes e pode ter ou não casas decimais; Caractere: admite caracteres alfanuméricos, números quando representados como caracteres perdem seu valor e tornam-se representativos; Lógico: admitem apenas valores lógicos como Verdadeiro ou Falso. E tem os seus comandos de entrada e saída, são Leia: permite a leitura de variáveis de entrada; e Escrever: escreve na tela do computador as informações desejadas.

Noção de Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionais

Os principais Operadores usados são os Aritméticos, Lógicos e Relacionais. Os operadores Aritméticos são: + : utilizado para adição; - : utilizado para subtração; * : utilizado para multiplicação; / : utilizado para divisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com