TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de algoritmo

Relatório de pesquisa: O conceito de algoritmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 10

Algoritmo

Em português, a palavra algoritmo quer dizer “operação ou processo de cálculo”, entre outras definições possíveis (Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, Mirador Internacional, Ed. 1977). Outra definição de algoritmo pode ser dada como a especificação da sequência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade.

Noção de Algoritmo

O significado da palavra é muito similar ao de uma receita, procedimento, técnica, rotina. Um algoritmo é um conjunto finito de regras que fornece uma sequência de operações para resolver um problema específico.

Um algoritmo opera sobre um conjunto de entradas (no caso do bolo, farinha ovos, fermento, etc.) de modo a gerar uma saída que seja útil (ou agradável) para o usuário (o bolo pronto). Um algoritmo tem cinco características importantes:

Finitude:

Um algoritmo deve sempre terminar após um número finito de passos.

Definição:

Cada passo de um algoritmo deve ser precisamente definido. As ações devem ser definidas rigorosamente e sem ambiguidades.

Entradas:

Um algoritmo deve ter zero ou mais entradas, isto é informações que são lhe são fornecidas antes do algoritmo iniciar.

Saídas:

Um algoritmo deve ter uma ou mais saídas, isto é quantidades que tem uma relação específica com as entradas.

Efetividade:

Um algoritmo deve ser efetivo. Isto significa que todas as operações devem ser suficientemente básicas de modo que possam ser em princípio executadas com precisão em um tempo finito por um humano usando papel e lápis

Introdução

Para resolver um problema no computador é necessário que seja primeiramente encontrada uma maneira de descrever este problema de uma forma clara e precisa. É preciso que encontremos uma sequencia de passos que permitam que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva. Além disto é preciso definir como os dados que serão processados serão armazenados no computador. Portanto, a solução de um problema por computador é baseada em dois pontos: a sequencia de passos e a forma como os dados serão armazenados no computador. Esta sequencia de passos é chamada de algoritmo. Um exemplo simples e prosaico, de como um problema pode ser resolvido caso forneçamos uma sequencia de passos que mostrem a solução, é uma receita para preparar um bolo.

A noção de algoritmo é central para toda a computação. A criação de algoritmos para resolver os problemas é uma das maiores dificuldades dos iniciantes em programação em computadores. Isto porque não existe um conjunto de regras, ou seja um algoritmo, que nos permita criar algoritmos. Caso isto fosse possível a função de criador de algoritmos desapareceria. Claro que existem linhas mestras e estruturas básicas, a partir das quais podemos criar algoritmos, mas a solução completa depende em grande parte do criador do algoritmo. Geralmente existem diversos algoritmos para resolver o mesmo problema, cada um segundo o ponto de vista do seu criador.

Representação de algoritmos

Existem diversas formas de representação de algoritmos, mas não há um consenso em relação à melhor delas. O critério utilizado para classificar hierarquicamente estas formas está diretamente ligado ao nível de detalhe ou, inversamente, ao grau de abstração oferecido. Algumas das formas de representação de algoritmos tratam os problemas apenas ao nível lógico, abstraindo-se de detalhes de implementação muitas vezes relacionados com uma linguagem de programação específica. Por outro lado, existem formas de representação de algoritmos que possuem uma maior riqueza de detalhes que muitas vezes acabam por obscurecer a ideia principal, o algoritmo, dificultando o seu entendimento. Das formas de representação de algoritmos mais conhecidas destacamos:

- a narrativa descritiva ou descrição narrativa;

- o fluxograma convencional;

- o pseudocódigo, também conhecido como linguagem estruturada.

Estrutura Sequencial em Algoritmos

● estrutura sequencial de um algoritmo - conjunto de ações (ou Comandos ) a ser executado em uma sequencia linear de cima para baixo e da esquerda para a direita;

● convenciona-se que os comandos sejam seguidos por um Ponto -e- vírgula (;), cuja funcionalidade é:

● separar um comando de outro;

● auxiliar na organização sequencial, pois após um (;), o

● próximo comando da sequencia será executada

Fluxogramas

Esta forma de representação de algoritmos emprega várias formas geométricas para descrever cada uma das possíveis ações durante a execução do algoritmos. Existem algumas formas geométricas que são empregadas normalmente e que estão mostradas na Figura abaixo. Cada uma destas formas se aplica a uma determinada ação como está indicado. Existem outras formas que podem ser aplicadas, no entanto nesta apostila estas formas serão suficientes para os exemplos que serão mostrados.

Referencias bibliográficas

SCHILDT, H. – C, Completo e Total - , Pearson Prentice Hall,

São Paulo, 2006 - 3a. Edição.

Disponível em site de :SHILDT ,H. Acessado dia 25 de março ás 6horas .

Disponível em:

http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/algoritmos/apostila/algoritmos.htm.

acessado no site equipe no dia 25 de março de 2013 ás 6horas.

Disponível em:

http://www.ipb.pt/~cmca/algor1.pdf.

Acessado no site ipb.pt no dia 25 de março de 2013 ás 6horas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com