TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de CLP - Controlador de lógica programável

Abstract: Conceitos de CLP - Controlador de lógica programável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Abstract  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos:

• Expor conceitos variados sobre o CLP – Controlador Lógico Programável;

• Abordar a utilização do CLP na industria no controle de automação de processos.

1.1 Conceitos Gerais:

As operações associadas ao controle de processos existem na natureza desde que a primeira criatura surgiu na face da Terra. Podemos considerar controle de processo natural as operações que regulam algumas características físicas de suma importância para a vida humana, tais como a temperatura do corpo, a pressão sangüínea, a intensidade de luz na retina, o equilíbrio de líquidos no corpo, etc. Com o tempo, o homem sentiu a necessidade de regular alguns dos parâmetros físicos externos ao seu meio para manter as condições de vida e assim teve início o controle de processo artificial.

O mercado consumidor cada vez mais competitivo tem exigido das indústrias produtos de melhor qualidade e de custo reduzido. Para atingir tais resultados, não basta apenas a perícia humana, é necessário também um bom nível de automação.

1.2 Automatização:

No início da industrialização, os processos industriais utilizavam o máximo da força da mão de obra.

A produção era composta por etapas ou estágios, nos quais as pessoas desenvolviam sempre as mesmas funções, especializando-se em uma certa tarefa ou etapa da produção. Assim temos o princípio da produção seriada.

O mesmo ocorria com as máquinas de produção, que eram específicas para uma dada aplicação, o que impedia seu uso em outras etapas da produção. Ou seja, uma determinada máquina só fazia furos e de um só tipo.

Com o passar do tempo e a valorização do trabalhador, foi preciso fazer algumas alterações nas máquinas e equipamentos, de forma a resguardar a mão-de-obra de algumas funções inadequadas à estrutura física do homem. A máquina passou a fazer o trabalho mais pesado e o homem, a supervisioná-la.

Com a finalidade de prover controle do sistema de produção, foram colocados sensores nas máquinas para indicar condições de funcionamento que garantissem o acionamento dos atuadores.

Automatizar um sistema tornou-se muito mais viável à medida que a eletrônica passou a dispor de circuitos eletrônicos capazes de realizar funções lógicas e aritméticas com os sinais de entrada e gerar os respectivos sinais de saída.

ALLenz 04/2003 3

CFP1.06 - NAI Guia de Treinamento - CLP – Teoria Básica

Com este avanço, o controlador, os sensores, e os atuadores passaram a funcionar em conjunto, transformando o processo em um sistema automatizado, onde o próprio controlador toma decisões em função da situação dos sensores e aciona os atuadores.

A automação de processos industriais pode ocorrer em duas formas básicas:

• Sistemas de comando;

• Sistemas de controle.

1.2.1 Sistemas de comando:

Consiste num conjunto de elementos interligados em malha aberta, isto é, as informações processadas nesses elementos apresentam-se num único sentido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com