TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLP- Controlador Lógico Programável

Artigo: CLP- Controlador Lógico Programável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Artigo  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

CLP- Controlador Lógico Programável

O CLP, ou controlador lógico programável é um dispositivo eletrônico que possui um microprocessador que é capaz de controlar e monitorar máquinas, sistemas e processos industriais através de uma programação pré-estabelecida. Utiliza em sua memória um programa capaz de executar tarefas específicas, operações lógicas, operações matemáticas, temporização, contagem e manipulação de variáveis.

Em meados da década de sessenta, nos Estados Unidos, havia uma dificuldade na atualização dos sistemas elétricos convencionais baseados em relés e por causa disso surgiu o CLP. A General Motors tinha uma grande dificuldade para atualizar seus sistemas automáticos de montagem sempre que precisavam alterar algo na linha de produção pois, isso gerava um trabalho de semanas e envolvia alterações em painéis de controle, fiação, relés e temporizadores, gerando assim, uma grande ociosidade na empresa e baixa produtividade. Buscando uma solução para esses problemas surgiu o CLP, um dispositivo com flexibilidade que poderia ser programado em pouco tempo e operado pelos funcionários da fábrica, além disso, também apresentava a funcionalidade de poder ser instalado num ambiente industrial, pois podia suportar altas temperaturas, poeira, vibração, umidade, etc. Outra evolução apresentada foi a substituição dos relés e suas partes móveis por transistores, pois os primeiros costumavam parar de funcionar por causa do desgaste,o que acarretava a perda de produtividade e aumento de custo nas linhas de produção.

Os CLPs tiveram uma rápida aceitação nas indústrias e se difundiram rapidamente pelo país, pois apresentava facilidade de instalação e confiabilidade consideravelmente maior do que a apresentada nos sistemas baseados em relés e temporizadores mecânicos. Além disso, os CLPs tinham tamanho bastante reduzido e podiam ser substituídos de forma rápida e eficiente. Apesar de apresentar essas inúmeras vantagens, o fato que mais alavancou o desenvolvimento dos CLPs foi a linguagem que ele utilizava para programar que era idêntica aos símbolos usados pelos eletricistas, o que facilitou muito a aceitação das pessoas envolvidas com a instalação do equipamento. O uso dessa linguagem foi de grande importância, pois os trabalhadores não precisavam de conhecimento avançado, quem soubesse montar um painel elétrico poderia programar um CLP, conseqüentemente, diminuiu os custos das empresas pois o treinamento de qualificação passou a ser mínimo já que os trabalhadores tinham conhecimento prévio do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com