TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto translúcido

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

Concreto translúcido

Introdução:

O concreto é um material essencial utilizado nas edificações e infraestruturas desde a antiguidade e que vem sendo inovado por técnicas e tecnologias modernas que criam novos aditivos e materiais. Um exemplo destas inovações é o concreto translúcido que, devido sua composição com fibra ótica, permite trazer luz aos ambientes transformando-os em espaços confortáveis e contribuindo para o projeto de iluminação e arquitetura dos mesmos.

O que é?

O concreto translúcido ou Litracon (Light Transmitting Concrete) foi inventado em 2001, pelo arquiteto húngaro Áron Losonczi, fundador da empresa LiTracon. Este material é o resultado da mistura de concreto com pequenos fios de fibra ótica dispostos paralelamente que se encarregam da transmissão de luz artificial ou natural de um lado para outro do bloco, possibilitando assim trabalhar os conceitos de estética e luz natural na arquitetura.

Composição (materiais)

Misturando fibra de vidro à composição de pedras trituradas, cimento e água, o arquiteto obteu blocos translúcidos de concreto, fortes o suficiente para substituir o concreto convencional. O processo de fabricação do concreto translúcido é relativamente simples. São inseridas fibras ópticas no interior de uma fôrma e então o bloco é concretado. Em seguida, ele passa por um processo de cura e é submerso em água.

Aplicação

Se vier a ser fabricado em larga escala no Brasil, o concreto translúcido pode ser utilizado em obras de trânsito e de segurança pública. Em Estocolmo (Capital da Suécia), por exemplo, o material já foi aplicado em quebra-molas. Dentro de cada bloco de concreto translúcido foram colocadas LEDS, que acendem ao escurecer e servem de alerta para os motoristas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com