TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  9/4/2012  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  2.869 Visualizações

Página 1 de 13

1 . INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será apresentado conceitos introdutórios importantes para os administradores, informações inerentes a boa conduta profissional tendo como base o Código de Etica Profissional do Administrador.

Em um mundo globalizado, onde a competitividade é extremamente acirrada, a conduta do profissional faz toda diferença e possui o poder de estabelecer as regras; portanto, o administrador que possui uma conduta ética ao exercer sua profissão baseado no código de ética do administrador irá não apenas destacar-se dos demais, mas posicionar-se no mercado com um diferencial, o que irá contribuir e muito para que o mesmo permaneça no mercado por um longo tempo, tendo sua carreira, além de consolidada, respeitada.

Hoje em dia, a ética profissional é um tema bastante discutido. Ética é a ciência da moral, que, por sua vez, é a parte da Filosofia que trata dos costumes do homem e dos seus deveres para com seus semelhantes e para consigo mesmo.

O administrador ético, preocupa-se de forma obstinada com sua imagem, pois, tem plena consciência de que mesmo tendo muito conhecimento, competência e talento, caso obstrua sua imagem, sua permanência no mercado ficará comprometida, correndo-se então enorme risco de ser expulso do mesmo. Por esta razão, além de agir como um intra-empreendedor, preocupando em edificar a empresa onde atua, age com muita transparência e seriedade, tendo sempre o cuidado de agir em conformidade com o código de ética do administrador.

O presente trabalho tem por objetivo principal, avaliar a importância da Ética e do Código de Ética do Administrador, buscando conhecimentos práticos e teóricos relacionadas com a disciplina, afim de interpretar e argumentar sobre o tema proposto. Também será apresentado neste, a importância das relações éticas nos negócios e nas organizações e também a importância dos valores e conhecimento que nós enquanto acadêmicos devemos ter, para que após a formação, saibamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos em prol do desenvolvimento da sociedade.

Serão abordados neste trabalho acadêmico aspectos pertinentes ao conteúdo solictiado, bem como as discussões tratadas nas Tele-Aulas, aulas-atividades, web-aulas e material didático do Seminário Introdutório.

5

2 . DESENVOLVIMENTO

Citaremos os assuntos tratados na disciplina em questão, os artigos, sites e referências, propostos através da leitura reflexiva, terão como principal atenção a resposta ao questionamento aferido por este trabalho acadêmico.

1) Analisando o Código de Ética Profissional do Administrador, é evidente a preocupação da boa conduta do Gestor quando do desenvolvimento de suas atividades, bem como de todos os seus deveres e direitos propostos. Desta forma, enquanto um “profissional em formação”, como você poderia apresentar a importância deste código dentro da área profissional? Como você compreende a sua utilização no meio empresarial?

Embasado no código de ética poderemos assegurar à sociedade que cada profissional atue com conhecimento técnico de sua profissão e dentro dos mais amplos e supremos preceitos éticos. Na Administração isso não pode e nem deve ser diferente. O objetivo principal é concluir esse curso como um profissional capacitado a fazer gestão em todas as organizações, através da análise do mercado, acompanhar mudanças e promover resultados, utilizando o conhecimento técnico administrativo, a tecnologia e a potencialidade humana. Ser um profissional empreendedor, promover relações produtivas e sociais, capaz de acompanhar os avanços das ciências e da tecnologia, econômica e social devido ao processo de globalização. Ser capaz de planejar, desenvolver, criar, organizar, implementar, dirigir, gerenciar, assessorar e/ou coordenar organizações e ações, independentemente do porte e da natureza, pública ou privada, com visão sistêmica e quantitativa, em todos os segmentos, destacando-se grandes empresas nacionais e transnacionais.

A Ética profissional se inicia com a reflexão, pois em nosso dia a dia nos deparamos com inúmeros exemplos de pessoas públicas que tem a éticas como uma conduta a ser seguida e vice versa. Quando escolhemos a nossa profissão, passamos a ter deveres profissionais obrigatórios. No entanto alguns jovens e/ou profissionais quando escolhem sua carreira, escolhem pelo dinheiro e não pelos deveres e

6

valores a ser seguido. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa seu comprometimento profissional. Isso caracteriza o aspecto moral da ética profissional. Mesmo quando você exerce uma carreira que não seja tão bem remunerada, não está isento das obrigações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com