TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Monografias: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2012  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  3.950 Visualizações

Página 1 de 13

1 . INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será apresentado conceitos introdutórios importantes para os administradores, informações inerentes a boa conduta profissional tendo como base o Código de Etica Profissional do Administrador.

Em um mundo globalizado, onde a competitividade é extremamente acirrada, a conduta do profissional faz toda diferença e possui o poder de estabelecer as regras; portanto, o administrador que possui uma conduta ética ao exercer sua profissão baseado no código de ética do administrador irá não apenas destacar-se dos demais, mas posicionar-se no mercado com um diferencial, o que irá contribuir e muito para que o mesmo permaneça no mercado por um longo tempo, tendo sua carreira, além de consolidada, respeitada.

Hoje em dia, a ética profissional é um tema bastante discutido. Ética é a ciência da moral, que, por sua vez, é a parte da Filosofia que trata dos costumes do homem e dos seus deveres para com seus semelhantes e para consigo mesmo.

O administrador ético, preocupa-se de forma obstinada com sua imagem, pois, tem plena consciência de que mesmo tendo muito conhecimento, competência e talento, caso obstrua sua imagem, sua permanência no mercado ficará comprometida, correndo-se então enorme risco de ser expulso do mesmo. Por esta razão, além de agir como um intra-empreendedor, preocupando em edificar a empresa onde atua, age com muita transparência e seriedade, tendo sempre o cuidado de agir em conformidade com o código de ética do administrador.

O presente trabalho tem por objetivo principal, avaliar a importância da Ética e do Código de Ética do Administrador, buscando conhecimentos práticos e teóricos relacionadas com a disciplina, afim de interpretar e argumentar sobre o tema proposto. Também será apresentado neste, a importância das relações éticas nos negócios e nas organizações e também a importância dos valores e conhecimento que nós enquanto acadêmicos devemos ter, para que após a formação, saibamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos em prol do desenvolvimento da sociedade.

Serão abordados neste trabalho acadêmico aspectos pertinentes ao conteúdo solictiado, bem como as discussões tratadas nas Tele-Aulas, aulas-atividades, web-aulas e material didático do Seminário Introdutório.

5

2 . DESENVOLVIMENTO

Citaremos os assuntos tratados na disciplina em questão, os artigos, sites e referências, propostos através da leitura reflexiva, terão como principal atenção a resposta ao questionamento aferido por este trabalho acadêmico.

1) Analisando o Código de Ética Profissional do Administrador, é evidente a preocupação da boa conduta do Gestor quando do desenvolvimento de suas atividades, bem como de todos os seus deveres e direitos propostos. Desta forma, enquanto um “profissional em formação”, como você poderia apresentar a importância deste código dentro da área profissional? Como você compreende a sua utilização no meio empresarial?

Embasado no código de ética poderemos assegurar à sociedade que cada profissional atue com conhecimento técnico de sua profissão e dentro dos mais amplos e supremos preceitos éticos. Na Administração isso não pode e nem deve ser diferente. O objetivo principal é concluir esse curso como um profissional capacitado a fazer gestão em todas as organizações, através da análise do mercado, acompanhar mudanças e promover resultados, utilizando o conhecimento técnico administrativo, a tecnologia e a potencialidade humana. Ser um profissional empreendedor, promover relações produtivas e sociais, capaz de acompanhar os avanços das ciências e da tecnologia, econômica e social devido ao processo de globalização. Ser capaz de planejar, desenvolver, criar, organizar, implementar, dirigir, gerenciar, assessorar e/ou coordenar organizações e ações, independentemente do porte e da natureza, pública ou privada, com visão sistêmica e quantitativa, em todos os segmentos, destacando-se grandes empresas nacionais e transnacionais.

A Ética profissional se inicia com a reflexão, pois em nosso dia a dia nos deparamos com inúmeros exemplos de pessoas públicas que tem a éticas como uma conduta a ser seguida e vice versa. Quando escolhemos a nossa profissão, passamos a ter deveres profissionais obrigatórios. No entanto alguns jovens e/ou profissionais quando escolhem sua carreira, escolhem pelo dinheiro e não pelos deveres e

6

valores a ser seguido. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa seu comprometimento profissional. Isso caracteriza o aspecto moral da ética profissional. Mesmo quando você exerce uma carreira que não seja tão bem remunerada, não está isento das obrigações daquela carreira. Ser um profissional ético é ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos e/ou tentadores. Ser uma pessoa ética devesse seguir um conjunto de valores. Ser ético é proceder sem prejudicar os outros ou a qualquer instituição. Ser ético e seguir princípios de boa conduta perante a lei e a sociedade.

Código de Ética Profissional do Administrador:

O Código de Ética Profissional do Administrador é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado num conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade.

2) Como já dizia o grande filósofo Confúcio: “Em todas as coisas, o sucesso depende da prévia preparação”. Diante de tal fato, que conhecimentos e habilidades você espera que o curso lhe ofereça como forma de capacitação profissional, necessários na sua formação e que também atenda aos dispositivos do Código de Ética?

O conhecimento é o que se deve saber para desenvolver com qualidade o que lhe é atribuído. Os Administradores entendem que administrar pessoas e equipes é o principal conhecimento para suas atividades. O Empregador confirma essa percepção, informando que é o que vêem prioritariamente nos Administradores que trabalham em suas organizações.

A habilidade é a capacidade de transformar conhecimentos em ação que resulte no desempenho desejado. Para serem eficazes, administradores precisam possuir habilidades técnica, humana, conceitual, analítica e política. A habilidade necessária é saber o que se deve fazer para obter um bom desempenho, ou seja, construir estratégias, saber coordenar e motivar uma equipe.

7

3) De acordo com todas as disposições que o Código apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com