TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contratar Amigos

Pesquisas Acadêmicas: Contratar Amigos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO; ___ Data__________________

Alunos;________________________________________________________________________________________

Trabalho FCS

Leia a citação abaixo e responda as questões propostas:

Causar incômodos é intrínseco à verdade (Globo, 02/05/2008);

'QI dos alunos de medicina é baixo’ diz coordenador do curso da UFBA:

O coordenador do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) atribuiu aos alunos a responsabilidade pela nota baixa que o curso atingiu no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2007. O curso integra a lista de 17 instituições do país que serão supervisionadas pelo Ministério da Educação (MEC). Na opinião do coordenador, o professor Antônio Natalino Manta Dantas, o resultado ruim é por causa do “baixo QI [coeficiente de inteligência] dos alunos.

“http://netokops.wordpress.com/2008/05/03/causar-incomodos-e-intrinseco-a-verdade/”

Em entrevista ao jornal ‘Folha de S.Paulo’ desta quarta-feira (30), Dantas, que é baiano, disse também que:

- “O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria”.

Procurado pelo G1, o coordenador reafirmou as declarações sobre o desempenho dos estudantes.

- “O QI dos alunos de medicina é baixo sim. Como vou dizer que eles têm QI alto se eles foram mal em uma prova que o resto do Brasil foi bem? Que eu saiba, não houve boicote à prova do ENADE. Então eles [os alunos] mesmos se submeteram à vergonha nacional”, diz o professor Dantas.

“A nota foi péssima e já é a segunda vez que isso acontece. Na primeira edição do ENADE os estudantes também tiveram nota muito ruim”, afirma Dantas.

Segundo ele, a faculdade não é a responsável pelos resultados ruins. “Temos um corpo docente muito qualificado com 90% dos professores com mestrado ou doutorado. Além disso, temos boa infraestrutura”, diz.

As notas se devem à inferioridade intelectual dos alunos, diz Antônio Dantas.

Para Dantas, os resultados do Enade mostram a inferioridade dos alunos de medicina da UFBA com relação aos estudantes de outras faculdades de medicina do país.“Eles são piores. As pessoas não gostam de admitir que são inferiores. Mas eu acho que admitir que somos piores é uma questão de humildade e só assim poderemos melhorar”, avalia o coordenador do curso.

Questionado sobre quais medidas pretende tomar a partir de agora, o coordenador do curso foi enfático:

- “O que a gente pode fazer para melhorar a capacidade cognitiva das pessoas? Não tenho como mudar a genética. A prova do ENADE não foi ruim. Ruins são os nossos alunos”, diz o coordenador, que acrescenta que os estudantes do curso de direito da UFBA tiraram nota 5 (nota máxima) no Enade de 2006. “Realmente eu não entendo porque os alunos de medicina não conseguem esse desempenho”, diz.

1. O coordenador do curso de medicina da UFBA estaria inspirado nas concepções positivistas, (neste caso o Darwinismo Social), para explicar as diferenças cognitivas entre os estudantes?; Justifique.

2. É possível afirmar que as características biológicas e sociais determinariam a superioridade de alguns estudantes e a inferioridade de outros? Explique.

3. Questão de múltipla escolha:

No pensamento sociológico, a concepção evolucionista do positivismo expressa:

I. Uma visão hierarquizada das sociedades;

II. A crença em uma origem cultural especifica dos grupos sociais;

III. Uma forma adequada de compreensão da diversidade social e cultural;

IV. Uma sucessão de fases ou estágios de desenvolvimento cultural;

V. A compreensão das sociedades informada pela teoria evolucionista.

Marque uma letra a seguir que demonstra quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas INCORRETAS.

a) I; II e V

b) I e V

c) II e IV

d) III e IV

e) II e III

Questão discursiva:

Leia a citação abaixo e responda as questões propostas:

Crime contra Índio Pataxó comove o país (...). Em mais um triste “Dia do Índio”, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na FUNAI. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio, 'o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte − HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje.” Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997. (Questão adaptada da parte geral do ENADE 2004)

4. Utilizando como base de análise a perspectiva teórica de Durkheim e as discussões em sala de aula como podemos interpretar o comportamento individual e em grupo dos jovens mostrados abaixo?

5. A partir da perspectiva sociológica de Durkheim, como você analisaria o crime cometido por estes jovens? Você identificaria, nessa perspectiva, a transgressão da juventude como um dado natural?

6. Questão de múltipla escolha:

Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), “todo o sistema de representação que mantém em nós a ideia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com