TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contruções Verdes

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.522 Palavras (15 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 15

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

UNIDADE FRANCISCO MATARAZZO

PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO/PROGRAMA

APRENDIZAGEM

CONSTRUÇÕES VERDES

        

        Outubro 2010

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

UNIDADE FRANCISCO MATARAZZO

PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO/PROGRAMA

APRENDIZAGEM

CONSTRUÇÕES VERDES

Outubro de 2010

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho apresentaremos os ambientes de trabalho do futuro, onde consultores começam a ser atraídos por um novo tipo de imóvel. Trata-se dos Green buildings, chamados prédios verdes, cujas características ecologicamente corretas chamam atenção das pessoas preocupadas com o aquecimento global e de empresários alarmados com a necessidade de adaptar suas empresas a um futuro preocupante, que diminuirá a qualidade da vida da população por conta da poluição e das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, partindo do princípio que as empresas tem se preocupado nas formas básicas de prevení-las, como uma boa utilização da água, podendo utilizá-la novamente sendo água de reuso, como na empresa Saint Mary, em Londres; ou fazendo reciclagem dos materiais não utilizáveis das empresas, tais como caixas vazias ou rasgadas; outro exemplo é a empresa SENAC, que diminuiu drasticamente o uso do papel e procura usar o computador para armazenar seus documentos.

Também relataremos sobre os ambientes de trabalho móveis, onde empresários que estavam cansados da rotina de ir à empresa todos os dias encontraram formas de trabalhar com mais conforto e disponibilidade em trailers ou vans modificados para ser ecologicamente corretos, usando a luz solar como combustível.

        Nossa proposta é apresentar uma filial da empresa Droga Raia seguindo os conceitos dos prédios verdes, onde será utilizado a energia solar como fonte primária de energia, reaproveitamento de água das chuvas, sistema de resfriamento natural e também utilizando alguns dos conceitos de mobilidade interna do Globus, que funciona como uma escrivaninha móvel que pode ser fechada ou removida de um local para outro. Ela foi criada por Michael Van der Kley.

JUSTIFICATIVA

Pensamos em fazer esse trabalho porque vemos que há necessidade de um maior esclarecimento sobre o aquecimento global e seus causadores.

Decidimos informar sobre as novas formas de construções ecologicamente corretas que são os prédios verdes, também demonstrar os ambientes de trabalho móveis. Fizemos esse projeto para informar a população sobre novas formas de conscientizar os mesmos sobre o meio ambiente perante os problemas da poluição e do aquecimento global, tendo como retorno, maior produtividade dos funcionários das empresas, assim como a lucratividade das mesmas.

        Um exemplo é a empresa Saint Mary, que fica em Londres, que inovou o processo de preservação do meio ambiente em toda a área em volta dela, conscientizando toda a comunidade a ajudar com o método.

        O escritório móvel também ajudou no processo de preservação, com a ajuda do sol, não envia nada prejudicial para a atmosfera, não polui, não gasta combustível, Além disso, melhora a saúde inclusive dos funcionários tanto no prédio quanto do escritório.

        Na empresa, o índice de ausências devido a doenças é cerca de 5% menor do que nas empresas convencionais.

        Iremos apresentar um modelo de uma loja ecologicamente correta para a empresa Droga Raia, pois além de observar a necessidade de expandir seu mercado e também atender a sociedade com um ambiente que beneficie sua qualidade de vida não só pelos medicamentos em si, mas com os reflexos que esse ambiente ecológico trará para a equipe e para os circundantes.

        

OBJETIVO

        Por estarmos em uma época onde se fala muito sobre sustentabilidade existe uma renovação na consciência das empresas em relação ao meio ambiente, faremos algumas observações sobre essas preocupações e daremos uma direção de acordo com o material pesquisado, que deve suprir as necessidades assim relacionadas como se pode observar abaixo:

  • Informar as consequências sobre a má conservação do meio ambiente.
  • Inovar através de formas de construção de ambientes ecologicamente corretos.
  • Apresentar modelos de construção de ambientes que favoreçam a melhoria da saúde dos colaboradores das respectivas empresas.
  • Criar situações que possibilitem um aumento de produtividade das empresas, sem que para isso haja degradação do meio ambiente.

I- DESEQUILÍBRIO GLOBAL

Antigamente as empresas não se preocupavam com o meio ambiente. Durante as evoluções no sistema produtivo industrial houveram abusos por parte das instituições industriais. Um exemplo disso é o despejo de dejetos químicos em lençóis freáticos, também não utilizavam combustíveis renováveis em sua produção, o que ocasionou na escassez de água e na poluição existente nas grandes cidades por utilizarem combustíveis fósseis.

        O desmatamento para construção de novas empresas e a ocupação de áreas de mata atlântica para construção de casas populares (evento ocorrido na época do êxodo rural) trouxeram uma enormidade de consequências para o meio ambiente e também para a sociedade que foi afetada, principalmente a região sudeste do Brasil e o norte com o desmatamento para fins de extração de madeira.

O número de furacões, tornados e tufões (os furacões acontecem no oceano atlântico, os tornados acontecem no pacifico sul e os tufões costumam acontecer no pacifico norte) se tornaram cada vez mais frequentes em várias partes do globo, causando terríveis desastres naqueles que os sofreram.

        O aquecimento global é o principal causador das drásticas mudanças climáticas, a partir de então os países e empresários começaram a se preocupar com novas formas para combater o aquecimento global, e os prédios verdes são uma boa alternativa para evitar que o mesmo aumente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com