TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cut and Grow

Tese: Cut and Grow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Considere o artigo Cortar e crescer ao mesmo tempo (Portal Exame, 15/09/2009), que descreve a preparação de uma nova fase de expansão do Walmart no Brasil, para responder aos questionamentos "a", "b", "c" e "d", elencados logo após o texto.

As duas aquisições que permitiram à empresa ganhar relevância no Brasil foram lideradas pelo espanhol Vicente Trius, ex-presidente da subsidiária. Graças ao sucesso da empreitada, Trius foi promovido ao cargo de presidente da rede na Ásia e, há quatro meses, tornou-se o principal executivo do Walmart para a América Latina. O ônus da integração do Bompreço e do Sonae com o Sudeste, que tanto preocupava a matriz, ficou sob responsabilidade de seu sucessor, o cubano Héctor Núñez. Pela primeira vez em sua carreira, ele tem como missão identificar e eliminar ineficiências advindas de aquisições. Núñez é um forasteiro na estrutura do Walmart. Enquanto a maior parte dos executivos do primeiro escalão fez carreira na companhia (ou nas empresas compradas), Núñez foi trazido da indústria de bens de consumo. Em suas passagens mais recentes, foi vice-presidente da fabricante de sucos Del Valle e diretor de novos negócios da Coca-Cola. "Para fazer as mudanças necessárias na organização, Núñez precisa vencer as resistências da própria equipe, acostumada com a estrutura descentralizada", diz um executivo próximo à companhia.

Resistências à parte, os desafios enfrentados por ele não se esgotam apenas na integração das aquisições. Hoje, o índice que mede o retorno dos investimentos realizados pelo Walmart no Brasil está abaixo da média das operações internacionais da rede, situação que Núñez pretende mudar em cinco anos. A reorganização que está sendo posta em prática deve contribuir para a melhora do índice. Mas a maior parte terá de vir do crescimento. E o uso certeiro do aporte de 1,6 bilhão de reais é essencial para o resultado. Segundo a estratégia desenhada por Núñez, 40% das novas lojas do Walmart serão abertas no Sudeste e no Centro-Oeste. "O problema é que esses são os mercados mais competitivos do país, onde a presença do Carrefour e do Pão de Açúcar é preponderante", diz a analista Daniela Bretthauer, do banco Raymond James. Outra meta a ser alcançada por Núñez é a autossuficiência da operação brasileira. O país é frequentemente destaque nos relatórios de desempenho de vendas do Walmart, mas ainda depende do capital da matriz para fomentar sua expansão. Cabe a Núñez fazer com que a companhia ande com as próprias pernas por aqui -- e, para isso, ele terá de perseguir os concorrentes Carrefour e Pão de Açúcar mais de perto.

Referência

COSTA. Melina. Cortar e crescer ao mesmo tempo. Portal Exame. Disponível em http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0951/negocios/cortar-crescer-ao-mesmo-tempo-496047.html?page=1 . Acesso em: 15 jun. 2011.

Realizada a leitura do texto, justifique sua resposta para as perguntas a seguir.

Como fundamentação para responder, use citações diretas ou indiretas de autores que falam sobre este assunto e os estudados na unidade de aprendizagem, como também, cite partes do artigo.

a) Podemos afirmar que o Walmart no Brasil está praticando Gestão Estratégica? Sua resposta deve ser escrita em um texto de 8 a 12 linhas (2,0 pontos)

b) Em um texto de 5 a 10 linhas, explique qual a classificação da empresa foco do artigo quanto ao setor econômico, à origem e aplicação dos recursos, e ao tamanho. (2,0 pontos)

c) Em um texto dissertativo de 10 a 15 linhas, apresente uma análise de como os administradores, através de suas funções, têm influenciado (positivamente e/ou negativamente) o desempenho do Walmart no Brasil. (3,0 pontos)

d) Faça uma análise, em torno de 15 a 20 linhas, dos tipos de planejamento (estratégico, tácito e operacional) e das ferramentas de gestão, no mínimo 3, envolvidas na operação do Walmart no Brasil. (3,0 pontos)

A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/daac2693-5844-4aa1-84da-a992a3846b25/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2013.pdf?MOD=AJPERES) e veja como realizar citações e referências.

Cortar e crescer ao mesmo tempo

Depois de se afastar da liderança, o Walmart prepara uma nova fase de expansão -- com investimentos recordes e a mudança de sua estrutura no Brasil.

Nos últimos dois anos, grandes movimentos sacudiram o cenário do varejo no Brasil. Em 2007, a rede francesa Carrefour adquiriu o Atacadão, uma mistura de atacado com varejo popular, cujo formato está entre os que mais crescem no país. Depois, foi a vez do Pão de Açúcar. A empresa de Abilio Diniz e do grupo francês Casino primeiro absorveu a cadeia Assai, também voltada para o consumidor de baixa renda, e voltou à carga, mais recentemente, com a compra do Ponto Frio, segunda maior rede de lojas de eletroeletrônicos do país. Enquanto tudo isso acontecia, o Walmart, maior empresa de varejo do mundo, permaneceu aparentemente impassível. Nada de aquisições, nenhum movimento brusco, pouco risco. E, assim, seus principais concorrentes conseguiram se distanciar na liderança. Em 2006, a diferença de faturamento do Walmart para o líder do setor era de 3,6 bilhões de reais. Hoje,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com