TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO EMPRESARIAL

Monografias: DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  2.953 Palavras (12 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 12

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Comportamento Organizacional

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Professora: Renata Nates

Sobradinho, 22 de abril de 2013

Introdução

O presente trabalho visa a abordagem sobre Comportamento Organizacional e a sua influência nas relações dentro das organizações sob o ponto de vista de vários autores.

O Comportamento Organizacional nunca é estático, é sempre uma resposta a ambiente em que se encontra, o qual tem sofrido várias transformações nas últimas décadas. Para se adequar a essas mudanças as empresas têm buscado métodos de maior eficácia na produção modificando as suas estruturas organizacionais. A mão de obra de produção foi substituída pelo trabalho intelectual da área de gestão e planejamento: isso tudo aliado a velocidade da informação trouxe às empresas maior eficiência e mais potencial competitivo num mercado que se encontra em constante mutação.

É importante considerar que o Brasil tem buscado a inovação por meio de desenvolvimento tecnológico, mas precisa passar por uma evolução cultural na sociedade que propicie o ambiente adequado para a inovação. Falta ainda um longo trajeto que passa necessariamente por uma reestruturação da educação no país voltada para o incentivo da criatividade, a fim de formar novos empreendedores que certamente farão a diferença a longo prazo. É preciso inculcar no jovem os benefícios do trabalho em equipe como uma vantagem competitiva, bem como a importância da percepção e da comunicação como ferramenta estratégica na arte de administrar.

Não se pretende aqui esgotar o assunto, haja vista a sua extensão e complexidade, mas tão somente desenvolver um estudo que sirva de instrumento de pesquisa não só para estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, mas também para aqueles que pretendem se aprofundar no assunto.

⦁ Comportamento Organizacional

O comportamento Organizacional é o estudo sistemático do indivíduo, em todo seu contexto, focando na influência do seu comportamento na organização. Tais estudos levam em consideração o comportamento do ser humano, suas limitações e o seu potencial a fim de melhor aproveitá-lo dentro de uma organização.

Stephen P. Robbins (2005: p 536) em seu livro: Comportamento Organizacional assim define o tema:

“[...] O comportamento organizacional é um campo de estudo, [...] O que esse campo estuda? Estuda três determinantes do comportamentos nas organizações: indivíduos, grupo e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.”

Os autores do Livro: Comportamento Organizacional – Criando Vantagem Competitiva. Wagnver e Hollenbeck (2006: p. 496) conceituam o Comportamento Organizacional da seguinte maneira:

“Um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional, encontram-se três considerações importantes:

⦁ O Comportamento Organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com o colega de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

⦁ O Comportamento Organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduo quanto como membro de unidades sociais maiores.

⦁ O Comportamento Organizacional analisa o “comportamento dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações – por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto , certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eve3ntos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais. “

Se forem observadas as definições adotadas pelos autores citados é possível notar que todos usaram o mesmo princípio: de que o Comportamento Organizacional nada mais é do que o entendimento do ser humano, como este influência o grupo ou as organizações, a fim de proporcionar uma produtividade eficaz no meio em que ele estiver inserido. E porque não observar somente o comportamento individual de cada pessoa? Porque ela varia o seu comportamento em grupo ou em sociedade, pois agirá sob a influência do meio em que estiver inserida, daí a importância de se observá-la nesses diferentes contextos.

É por intermédio desse estudo que as organizações poderão lapidar o comportamento do indivíduo, tendo o retorno de uma resposta rápida dentro daquilo que esperam: “ alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. (Karla Sampaio – texto Comportamento Organizacional – Princípios)

⦁ – Sistemas Abertos e Fechados

Sistemas Fechados

Os sistemas fechados, segundo Chiavenato, “são os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circundam”, ou seja, ele só leva em consideração fatores que ocorrem dentro da organização. Como na teoria de Taylor que pensava o ser humano como sendo uma parte da máquina e tinha o foco somente na produtividade sem levar em consideração os fatores externos, em outras palavras buscava a excelência na produção sem informar sobre a aceitação do produto no mercado.

Os sistemas fechados estão ligados a um padrão de gestão autoritária e que pouco se importam com as influências externas e nem se preocupam em influenciá-lo. O que é ruim para o crescimento de uma organização. Segundo Bertalanffy, uma organização para sobreviver precisa interagir com o ambiente interno e externo”.

Sistemas Abertos

Os sistemas abertos surgiram nos anos 60 e têm por características a interação e a permutação da organização com o meio ambiente externo, ou seja, a organização recebe influências e também influencia o meio externo que a rodeia. A análise destas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com