TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Datagrama IP

Resenha: Datagrama IP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  Resenha  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

(MTU). Como cada datagrama IP é encapsulado dentro do quadro para ser transportado de um roteador até o seguinte, a MTU do protocolo de camada de enlace estabelece um limite estrito para o comprimento de um datagrama IP.

Quando um enlace de saída tem uma MTU que é menor do que o comprimento do datagrama IP, a solução é fragmentar os dados do datagrama IP em dois ou mais datagramas IP menores e, então, enviar esses datagramas menores pelo enlace de saída. Cada um desses datagramas menores é denominado um fragmento. Fragmentos precisam ser reconstruídos antes que cheguem à camada de transporte no destino, os projetistas do Ipv4 decidiram alocar a tarefa de reconstrução de datagramas aos sistemas finais, e não aos roteadores(neles o protocolo ficaria muito complicado).

Quando um hospedeiro destinatário recebe uma série de datagramas da mesma fonte, ele precisa determinar se alguns desses datagramas são fragmentos de um datagrama original de maior tamanho. Se sim, o hospedeiro deverá determinar quando recebeu o ultimo fragmento e como os fragmentos recebidos devem ser reconstruídos para voltar à forma do datagrama original. Para permitir que o hospedeiro destinatário realize essas tarefas, os projetistas do IP criaram campos de identificação, flag e deslocamento de fragmentação no datagrama IP.

Quando um datagrama é criado, o hospedeiro remetente marca o datagrama com um numero de identificação, bem como com os endereços da fonte e do destino. Ele incrementa o numero de identificação para cada datagrama que envia. Quando o destinatário recebe uma série de datagramas do mesmo hospedeiro remetente, pode examinar os números de identificação dos datagramas para determinar quais deles são, na verdade, fragmentos de um mesmo datagrama de tamanho maior. Como o IP é um serviço não confiável, é possível que algum desses fragmentos não chegue ao destino, então, para que o hospedeiro destino fique absolutamente seguro de que recebeu o ultimo fragmento do datagrama origial, o ultimo datagrama tem um bit de flag ajustado para 0, ao passo que todos os outros têm o flag igual 1. Além disso, para que o hospedeiro destinatário possa determinar se está faltando algum fragmento, o campo de deslocamento é usado para especificar a localização exata do fragmento no datagrama IP original.

A carga útil do datagrama é passada para a camada de transporte no destino somente após a camada IP ter reconstruído totalmente o datagrama IP original. Se um ou mais fragmentos não chegarem ao destino, o datagrama incompleto será descartado e não será passado à camada de transporte.

4.4.2 Endereçamento IPv4

Antes de discutirmos o endereçamento IP, tem-se de falar um pouco sobre como hospedeiros e roteadores estão interconectados na rede. Um hospedeiro normalmente tem apenas um único enlace com a rede. Quando o IP no hospedeiro quer enviar um datagrama, ele o faz por meio desse enlace. A fronteira entre hospedeiro e o enlace físico é denominada interface. Como a tarefa de um roteador é receber um datagrama em um enlace e repassa-lo a algum outro enlace, ele necessariamente estará ligado a dois ou mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com