TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos De Referencia OSI X TCP/IP

Ensaios: Modelos De Referencia OSI X TCP/IP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  2.718 Palavras (11 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ATENAS MARANHENSE – FAMA

CURSO CST EM REDES DE COMPUTADORES

CARLOS EDUARDO PINHEIRO DO NASCIMENTO

AGNALDO FERREIRA DE SOUZA

JOÃO VICTOR FERREIRA BRANDÃO

MARKUS VINICIUS RIBEIRO MARQUES

DAVID EDYSONN BELFORT NEVES

MODELOS DE REFERÊNCIA OSI X TCP/IP

São Luís

2013

CARLOS EDUARDO PINHEIRO DO NASCIMENTO

AGNALDO FERREIRA DE SOUZA

JOÃO VICTOR FERREIRA BRANDÃO

MARKUS VINICIUS RIBEIRO MARQUES

DAVID EDYSONN BELFORT NEVES

MODELOS DE REFERÊNCIA OSI X TCP/IP

Trabalho apresentado à disciplina Sistema de Dados, da Faculdade Atenas Maranhense - FAMA, para obtenção da nota parcial.

Prof. Herbeth Bezerra.

São Luís

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. MODELO DE REFERÊNCIA OSI 2

3. FUNÇÃO DAS CAMADAS DO MODELO OSI. 2

3.1 Camada 7 – Aplicação: 2

3.2 Camada 6 – Apresentação: 2

3.3 Camada 5 – Sessão: 2

3.4 Camada 4 – Transporte: 2

3.5 Camada 3 – Rede: 2

3.6 Camada 2 – Enlace: 2

3.7 Camada 1 – Física: 2

4. MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP 2

4.1 Camada de Aplicação: 2

4.2 Camada de Transporte: 2

4.3 Camada de Internet: 2

4.4 Camada de Interface de rede: 2

5. COMPARANDO O TCP/IP COM O OSI. 2

5.1 Semelhanças: 2

5.2 Diferenças: 2

CONCLUSÃO 2

1. INTRODUÇÃO

Os modelos de referência OSI e TCP/IP têm muito em comum. Os dois se baseiam no conceito de uma pilha de protocolos independentes. Além disso, as camadas têm praticamente as mesmas funções. Por exemplo, em ambos os modelos estão presentes as camadas que englobam até a camada de transporte para oferecer um serviço de transporte fim a fim independente da rede a processos que desejam se comunicar. Essas camadas formam o provedor de transporte. Mais uma vez, em ambos os modelos, as camadas acima da camada de transporte dizem respeito aos usuários orientados a aplicações do serviço de transporte.

Embora cada um desses protocolos funcione de uma forma particular, eles tem algumas similaridades que estaremos abordando nesse material. Essa similaridades existem porque, na verdade, os protocolos surgiram com o mesmo objetivo: Transmitir dados através de uma rede.

2. MODELO DE REFERÊNCIA OSI

Quando as redes de computadores surgiram, as soluções eram, na maioria das vezes, proprietários, isto é, uma determinada tecnologia só era suportada por seu próprio fabricante. Impossibilitando a mistura de soluções de fabricantes diferentes. Dessa maneira, um mesmo fabricante era responsável por construir tudo na rede.

Durante as últimas duas décadas houve um grande aumento na quantidade e no tamanho das redes. Várias redes, no entanto, foram criadas através de implementações diferentes de hardware e de software. Como resultado, muitas redes eram incompatíveis, e a comunicação entre redes com diferentes especificações tornou-se difícil. Para tratar desse problema, a International Organization for Standardization (ISO) realizou uma pesquisa sobre vários esquemas de rede.

A ISO reconheceu a necessidade de se cria um modelo de rede, para que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir desse modelo. E assim em 1984, lançou o modelo de referência OSI.

No modelo de referência OSI é um modelo fundamental para comunicações em rede de sete camadas, apresentadas na Figura 1.0.

Na transmissão de um dado, cada camada pega as informações passadas pela camada superior, acrescenta informações pelas quais ela seja responsável e passa os dados para a camada imediatamente inferior, como mostra na Figura 1.1. Esse processo e conhecido como encapsulamento. Na camada 4, Transporte, o dado envidado pelo aplicativo é divido em pacotes. Na camada 2, Link de Dados, o pacote é divido em vários quadros. Na recepção de um dado, o processo é o inverso.

Figura 1.0

Um usuário que pede para seu programa de e-mail baixar os seus e-mails, na verdade está fazendo com que o seu programa de e-mail inicie uma transmissão de dados com a camada 7 – Aplicação – do protocolo usado, pedindo para baixar os e-mails do servidor de e-mails. Essa camada processa esse pedido, acrescenta informações de sua competência, e passa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com