TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De íons de ferro em solução

Tese: De íons de ferro em solução. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

1.5 Resultados e Discussões:

O ferricianeto de potássio foi utilizado para indicar a presença de íons ferrosos na solução (Fe2+), pois apresenta coloração azul na presença desses íons. A fenolftaleína foi utilizada para indicar a basicidade do meio, ou seja, a presença de íons (OH-), por apresentar coloração rosa. No início do experimento observou-se a formação de pequenas manchas azuis de forma aleatória na gota sobre a tampinha. Depois de certo tempo observou-se uma mudança na distribuição de cores pela gota, sendo a periferia rósea e o centro azul esverdeado.

Esse experimento apresenta um processo de corrosão eletroquímica em que houve oxidação do ferro metálico da tampinha e redução do oxigênio do ar dissolvido na solução salina. A redução do oxigênio dissolvido na solução levou à formação de íons OH¬- que, na presença de indicador fenolftaleína, conferiram coloração rósea à solução. A redução do oxigênio (ganho de elétrons) em meio aquoso ocorreu no cátodo.

1.6 Conclusões:

Este experimento contribuiu para uma série de entendimentos sobre a corrosão de metais, e a partir disso podemos adquirimos conhecimento do estudo da eletroquímica. Ampliando nossos conhecimentos há diversos fatores que influenciam este acontecimento como a oxidação, redução, eletrólise, dentre outros. Sempre buscando explicar os eventos ocorrentes das transformações químicas que ocorrem durante o processo de corrosão.

1.7 Questionário Proposto:

1) Quais as consequências da corrosão para uma construção?

Um dos graves problemas na construção é a corrosão, que pode ser causada por falhas de projetos, uso inadequado de materiais e até mesmo pela má qualidade do processo construtivo. A corrosão nos traz como consequência, uma diminuição da seção de armadura e fissuração do concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com