TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Acadêmico - Ônibus da Paz (Energia Solar Fotovoltaica)

Por:   •  26/6/2017  •  Artigo  •  2.711 Palavras (11 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA

Autores:

Anna Clara de Oliveira Rosa

Deborah de Freitas Melo

Hugo Henrique Novais da Silva

Humberto da Silva

DESAFIO ACADEMICO: Pacto pela Paz.


Belo Horizonte
Junho de 2017

Autores:

Anna Clara de Oliveira Rosa

Deborah de Freitas Melo

Hugo Henrique Novais da Silva

Humberto da Silva

DESAFIO ACADEMICO: Pacto pela Paz

Trabalho referente ao Desafio Acadêmico apresentado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, como requisito parcial para pontuação em todas as matérias cursadas no 1° semestre de 2017.

Profs. Me: Eliane Silva Ferreira Almeida                             Hiram Jackson Ferreira Sartori

Belo Horizonte

Junho de 2017

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Ônibus para adaptação................................................................... 7

SUMARIO

1.   INTRODUÇÃO ............................................................................................05

2.   OBJETIVO ..................................................................................................06

3.   JUSTIFICATIVA .........................................................................................07

4.   MEODOLOGIA MEMORIAL DESCRITIVO ...............................................08

4.1. Condições Fundamentais..............................................................09

4.2. Preparações do ônibus..................................................................09

4.3. Instalação Fotovoltaica..................................................................09

4.4. Instalação Hidráulica.....................................................................10

4.5. Revestimento das Paredes............................................................10

5. DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA E MODULO FOTOVOLTAÍCO PARA USO EM ONIBUS.............................................................................................................10

6. RESULTADO ...............................................................................................

7. CONCLUSÕES.............................................................................................  

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................................

  1. INTRODUÇÃO

            Apresentado como desafio, a adaptação de um ônibus para funcionar como um banheiro com chuveiro itinerante para atender as necessidades de higiene de moradores de rua da cidade de Contagem – MG, este tipo de idéia não é algo novo, pois já existe algo semelhante ocorrendo na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos da América, o ativista Doniece Sandoval foi o pioneiro neste projeto, intitulado “Lava Mãe” a finalidade é atender cerca de 6 mil moradores de rua na cidade proporcionando uma dignidade e melhoria da auto estima à estas pessoas. Aqui no Brasil também há em algumas cidades com projetos semelhantes de mesmo caráter.

             O interessante nos projetos é que a iniciativa parte sempre de cidadãos comuns que procuram ser ativos na sociedade fazendo algo para amenizar o sofrimento de pessoas que vivem nas ruas em condições de vulnerabilidade socioeconômica, vivem à margem da sociedade esquecidos pelo poder público. Outro aspecto importante é que este tipo de projeto instiga o trabalho voluntario.

Dentro deste contexto e levando-se em consideração o aspecto ambiental sob o prisma da sustentabilidade o presente trabalho busca se apresentar como proposta para adaptação de sistema de energia solar com células fotovoltaicas em ônibus, possibilitando autonomia de sistema de energia no veículo e ainda aquecimento da água a ser utilizada para o banho por meio da radiação solar.

A energia solar é uma fonte de energia renovável, pois é gerada a partir do sol, que vem ao longo dos anos crescendo sua participação no sistema de geração de energia tanto no Brasil como em nível mundial, é considerada uma tecnologia limpa, pois a sua produção não há emissão de poluentes. Esta energia permite o aproveitamento da luz do sol para aquecimento da água, e transformação da radiação solar em energia elétrica por meio dos módulos fotovoltaicos:

“ É composto por um material semicondutor, tipicamente silício, constituinte da areia, que se carrega eletricamente quando submetido à luz solar. Substâncias dopantes são adicionadas ao semicondutor para permitir uma melhor conversão da potência associada à radiação solar em potência eléctrica.” (PROENÇA, 2007 , pág. 20)

A proposta contempla a adaptação do ônibus (vide foto), para que o mesmo receba dois (2) banheiros completos constituído por pia, vaso sanitário e chuveiro, sendo que para pia e vaso sanitário a tecnologia a ser usada será a mesma já utilizada em ônibus de viajem interestaduais, a diferença será o acréscimo do chuveiro que terá como base para seu funcionamento o sistema solar com células fotovoltaicas, conforme mencionado anteriormente, isto permitirá a geração de energia e aquecimento de água por um sistema totalmente autônomo, e mesmo nos dias que não houver incidência da luz do sol poderá ser utilizado, pois o sistema contará com baterias.

[pic 2]

                      Foto-1- Ônibus para adaptação (Manual DA, 2017 – Universidade FUMEC)

  1. OBJETIVO

Dentre as propostas de projeto apresentadas pelo “DESAFIO ACADÊMICO 1º SEM2017: Pacto pela Paz”, a escolhida foi a de Item nº 04: “Aproveitando a energia mais acessível de todas, a dos raios solares. Adaptação do ônibus para a utilização de energia fotovoltaica para o aquecimento de água”.

O objetivo e pretensão do grupo ao escolher este tema são de avaliar a possível região onde o impacto social seja o mais benéfico e positivo para a comunidade envolvida. O estudo de análise de mercado – local adequado para o ônibus – entra como um fator de grande importância para implementação do projeto, uma vez em que este pode gerar tamanho impacto social no ambiente em que o mesmo for inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (521.6 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com