TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM ESCOLAS PUBLICAS

Por:   •  23/8/2017  •  Monografia  •  3.314 Palavras (14 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Com o a evolução acelerada das tecnologias e a sua implementação em nosso dia a dia, precisamos cada vez mais utilizar energia elétrica, nas mais simples atividades, e com o aumento da população mundial é necessário cada vez mais energia para suprir essa necessidade. Com a procura por elétrica cada vez maior, as indústrias energéticas tendem a aumentar os preços que estão ficando cada vez mais altos, uma forma para diminuir os gastos com a energia elétrica é a implementação de energia solar fotovoltaica tanto em residências como em industrias.

Portanto o seguinte trabalho visa apresentar uma forma de economia com os gastos públicos a longo prazo, com a instalação de energia solar fotovoltaica em escolas públicos, com isso ajudando tanto no meio ambiente, pois se trata de uma energia renovável, como também ajudando na economia dos gastos públicos.

ABSTRACT

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        ENERGIA SOLAR        6

1.1.        ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA        6

1.2.        VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA        7

2.        SISTEMA FOTOVOLTAICO EM RESIDÊNCIAS E INDUSTRIAS        8

2.1.        PAINEL FOTOVOLTAICO        10

2.2.        INVERSOR SOLAR        11

3.        O EXCESSO DE ENERGIA        12

4.        ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM ESCOLAS PUBLICAS        13

CONCLUSÃO        17

INTRODUÇÃO

A energia elétrica atualmente é muito importante pois estamos em um mundo globalizado onde quem não estar por dentro das novidades tecnológicas já ficou obsoleto, e a energia é essencial para se manter atualizado, porém está cada vez mais caro,  e com o aumento constante da população mundial, aumentando assim a utilização da mesma, as usinas hidroelétricas, que são responsáveis por grande parte da geração de energia do pais, estão ficando sobrecarregadas assim forçando as distribuidoras a utilizar outros meios, como  a termoelétrica, que além de fazer mal ao meio ambiente, já que utiliza combustível fosseis para a geração de energia elétrica, também se trona mais cara, assim aumentando ainda mais os preços para o consumidor.

Uma forma para diminuir a cargas das usinas hidroelétrica é a utilização da energia solar fotovoltaica, além ser uma energia renovável, ela requer áreas menos extensas do que hidrelétricas, e pode ser instalada tanto para geração de energia para uma cidade inteira, como para uma única residência.

No primeiro capítulo do seguinte trabalho, falo sobre o conceito de energia solar, e os seus dois tipos de sistema para geração de energia, o heliotérmico e o fotovoltaico, mas, como estamos falando na utilização de energia solar em escola o sistema heliotérmico não seria o mais adequado, portanto foquei o decorrer do capitulo no processo de geração fotovoltaico, explicando com funciona, de que forma é feita acontece a geração de energia elétrica, e suas vantagens e desvantagens.

No segundo capitulo comecei a me aprofundar mais no sistema fotovoltaico e como acontece a geração de energia em indústrias e residências, descrevendo todo o processo de instalar e os equipamentos necessários para tal, e sempre dando a total atenção a cada equipamento, explicando detalhadamente como ele funciona e qual seu papel na instalação.

Já no terceiro capitulo apresento um detalhe que acontece na geração de energia. O excesso de energia, ou seja, quando a geração de energia solar fotovoltaica gera mais energia do que a sua residência ou indústria precisa. Explico o que acontece com esse excesso de energia, e como funciona a sua distribuição.

No quarto e último capitulo falo sobre a utilização de energia solar fotovoltaica em escolas públicas, como sua implementação pode ser útil na instituição, e como colabora com a diminuição dos gastos públicos a longo prazo. Também falo os custos da sua implementação, tomando de exemplo os gastos da Escola Municipal Bem-Vinda nunes Teixeira do município de Guamaré-RN.

  1. ENERGIA SOLAR

A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol, é aproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias, especialmente como o aquecimento solar, a geração de energia elétrica. A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e sustentável, além de ser a fonte de energia renovável mais abundante em nosso planeta.

 Para a produção de energia elétrica por meio da energia solar são usados dois sistemas: o heliotérmico:  em que a irradiação é convertida primeiramente em energia térmica e em seguida transformada em elétrica; e o fotovoltaico: que a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica. Porém o trabalho visa apenas no método fotovoltaico, por ser mais eficiente como forma de atender a demanda de energia elétrica nas escolas públicas.

  1. ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

A energia fotovoltaica atualmente é a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo. Ela usa materiais semicondutores como o silício para converter a luz solar em energia fotovoltaica (Energia solar elétrica).

O processo de conversão da luz solar em energia fotovoltaica é bem simples, as células fotovoltaicas (ou células solares) são feitas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício), e são montadas dentro de um painel solar visando proteção e durabilidade.

[pic 1]

Figura 1 Fonte: http://www.portalsolar.com.br/celula-fotovoltaica.html (Célula Fotovoltaica)

Quando exposta à luz solar, que por sua vez é formada por partículas de fótons, assim quando um fóton bate na célula ele desloca elétrons presentes nos átomos, esse fenômeno é chamado de efeito fotovoltaico, esses elétrons livres são transportados pelo semicondutor até serem puxados por um campo elétrico, e este campo elétrico é formado na área de junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico existente entre esses materiais semicondutores. Os elétrons livres são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (561.3 Kb)   docx (435.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com