TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descarga hidráulica

Tese: Descarga hidráulica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

Para realizar as medidas de altura do nível da água a montante da comporta e da pressão de saída da comporta, foi instalada uma comporta de fundo no canal com abertura de 1cm, na seção média do canal 1,45m, com declividade de 1cm. E também foi preciso colocar o Tubo de Pitot, para que a pressão fosse obtida

Introdução Teórica

O Ressalto Hidráulico é o fenômeno que ocorre na transição de um escoamento torrencial ou supercrítico para um escoamento fluvial ou subcrítico.

O escoamento é caracterizado por uma elevação brusca no nível da água, sobre uma distância curta, acompanhada de uma instabilidade na superfície com ondulações e entrada de ar do ambiente e por uma consequente perda de energia em forma de grande turbulência.

O ressalto ocupa uma posição fixa em um leito uniforme, desde que o regime seja permanente, e pode ser considerado com uma onda estacionária. Este fenômeno local ocorre frequentemente nas proximidades de uma comporta de regularização ou ao pé de um vertedor de barragem. O ressalto é, principalmente, utilizado como dissipador de energia cinética.

As principais características do ressalto hidráulico são:

* Dissipação de energia;

* Transição do regime torrencial para o fluvial;

* Turbulência de larga escala;

* Entrada de ar;

* Ondas na superfície;

* Pulverização de água;

* Escoamento altamente turbulento;

* Propagação de ondas superficiais a jusante;

* Grande potencial erosivo, em função de grande flutuação de pressão e de velocidade junto aos contornos do canal.

Segue figura com o esquemático do ressalto hidráulico:

O ressalto pode ser determinado quanto ao número de Froude (Fr):

Ressalto Ondulado: 1 < Fr1 < 1,7.

Não considera o fenômeno como ressalto propriamente dito, mas sim a formação de ondas que se propagam para jusante. Apresenta dissipação de energia muito pequena, o ressalto não é empregado como dissipador.

2) Ressalto Fraco: 1,7 < Fr1 < 2,5.

Não considera como ressalto propriamente dito, pouca energia é dissipada. Uma série de pequenos vórtices é formada sob a superfície livre na região do ressalto e a região a jusante do ressalto permanece aproximadamente uniforme e lisa.

3) Ressalto Oscilante: 2,5 < Fr1 < 4,5.

Para este intervalo o ressalto já se apresenta sob seu aspecto típico. Nesta faixa o ressalto tem a tendência de se deslocar para jusante, não guardando posição junto à fonte geradora. O ressalto apresenta uma superfície livre com ondulações e ocorre a formação de ondas que podem se propagar para jusante sobre longas distâncias.

4) Ressalto Estacionário: 4,5 < Fr1 <

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com