TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico Mecanico

Exames: Desenho Tecnico Mecanico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Evolução Da Qualidade.

O sistema de qualidade existe desde a antiguidade, nos tempos em que os grandes chefes governavam. Sempre existiram Inspetores que aceitavam ou rejeitavam os produtos de acordo com as especificações impostas pelos governantes.

O sistema de qualidade tem contribuído bastante para a evolução, principalmente na corrida competitiva do mercado.

Existem cinco etapas em que a qualidade sofreu sua evolução, a primeira em que o próprio trabalhador. A primeira etapa (1900) Controle da qualidade pelo operador; O colaborador era responsável pela fabricação por inteira do produto, permitindo que controlasse a qualidade do seu serviço. Segunda etapa (1918) Controle da qualidade pelo supervisor; O supervisor era responsável pela qualidade referente à produção da equipe. Terceira etapa (1937) Controle de qualidade por inspeção; Esta fase surgiu com a finalidade de verificar se os materiais, peças, componentes, ferramentas e outros estão de acordo com os padrões estabelecidos. Deste modo seu objetivo é detectar os problemas nas organizações. Quarta etapa (1960) Controle estático da qualidade; Esta etapa ocorreu através do reconhecimento da variabilidade na indústria. Numa produção sempre ocorre uma variação de matéria-prima, operários, equipamentos etc. A questão não era distinguir a variação e sim como separar as variações aceitáveis daquelas que indicassem problemas. Deste modo surgiu o Controle Estatístico da Qualidade, no sentido de prevenir e atacar os problemas. Quinta etapa (1980) Controle da qualidade;

A qualidade passou de um método restrito para um mais amplo, o gerenciamento, mas ainda continuou com seu objetivo principal de prevenir e atacar os problemas, apesar de os instrumentos se expandirem além da estatística, tais como: quantificação dos custos da qualidade, controle da qualidade, engenharia da confiabilidade e zero defeito.

As definições da qualidade. Pode ser qualidade de vida das pessoas de uma determinada região, qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada organização, ou também pode ser qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Cada um tem um tipo de percepção para definir qualidade, como por exemplo, cultura e serviço prestado.

Os custos da não qualidade são muito grandes, pois pode ocasionar vários tipos de problemas para uma organização. A não qualidade pode ocasionar refugos e reprocessamento, também o retrabalho. O custo da não Qualidade acaba sendo mais alto, pois dependendo da situação temos que utilizar novamente matéria prima, máquina e mão de obra. A qualidade e de suma importância seja em organizações ou em qualquer outro lugar. No caso de uma empresa trará melhores resultados tanto na parte da qualidade do produto e no custo final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com