TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESENHO TECNICO MECANICO

Artigos Científicos: ATPS DESENHO TECNICO MECANICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 6

Passo 1

Identificar qual será o produto a ser criado, formule um rascunho contendo sua descrição e desenhe um croqui desse produto. O professor deverá validar a formatação/padronização deste material.

Identifique, também, a possível empresa que irá fabricá-lo ou crie uma empresa fictícia para o seu grupo. Com a ideia do produto pronta, organize a sua equipe de trabalho para realizar uma pesquisa de campo de 10 perguntas no objetivo de questionar as pessoas se esse produto seria útil ou não. Procure saber qual será a vantagem de se obter o produto

idealizado. Valide a padronização e formatação de sua pesquisa com o professor.

Um grupo de alunos do 6º semestre de Eng. Produção da faculdade Anhanguera Educacional, idealizou o projeto de um cabide para estender roupas para ambientes pequenos (apartamentos) conforme ilustração abaixo. Com a utilização do cabide eliminou-se o uso de grampos.

Com a eliminação de grampos eliminou-se também a necessidade de dobrar as peças de roupa para colocar o grampo que por sua vez marcavam as roupas, assim como a marca da dobra no varal.

A roupa estendida no cabide após seca fica sem marcas e algumas podem até ser disponibilizadas para uso sem a necessidade de passar, pois no cabide as peças de roupa ficam bem esticadas, o cabide possui duas hastes reguláveis para acomodar peças de tamanhos diferentes.

O grupo formulou algumas perguntas para avaliação do produto.

1º você acha esta idéia vai dar certo?

Sim ( x ) Não ( )

2º você acha que este produto terá utilidade no dia a dia das pessoas?

Sim ( x ) Não ( )

3º visando ganhar espaço, em sua área de serviço você julga que este produto atingiria este objetivo?

Sim ( x ) Não ( )

4° Esteticamente você acha que dentro de um apartamento este produto seria uma solução melhor em relação ao varal “normal”?

Sim ( x ) Não ( )

5° Você diria que o principal uso seria em apartamentos ?

Sim ( x ) Não ( )

6° Este utensílio traz praticidade no dia a dia?

Sim ( x ) Não ( )

7° A venda deste produto alcançará o resultado esperado?

Sim ( x ) Não ( )

8° A construção deste produto em Plástico o torna leve. Podemos considerar isto como um fator positivo para alavancar as vendas ?

Sim ( ) Não ( ) Talvez ( x )

9° Quantas unidades você compraria inicialmente para uso?

01 ( ) 05 ( x ) 10( )

10° Você vê alguma outra vantagem além das citadas que agrega valor ao produto?

Sim ( ) Não ( x )

Passo 2

Anotar todos os resultados e as possíveis sugestões da pesquisa, demonstrando ao professor com o objetivo de solicitar uma opinião técnica sobre estes resultados.

De acordo com os resultados obtidos na pesquisa de opinião, e conforme a opinião técnica do professor a respeito das mesmas corrija seu produto com as sugestões das pessoas ou com as modificações necessárias para que este produto seja melhor aceito pelo mercado.

Passo 3

Estudar sobre projeções ortogonais, cortes e cotas.

Fazer um pequeno resumo com suas palavras sobre o material estudado. Coloque esse pequeno resumo no material a ser entregue.

A representação de objetos tridimensionais por meio de desenhos bidimensionais, utilizando projeções ortogonais, foi idealizada por Gaspar Monge no século XVIII. O sistema de representação criado por Gaspar Monge é denominado Geometria Descritiva.

Considerando os planos vertical e horizontal prolongados além de suas interseções, como mostra a Figura 3.1, dividiremos o espaço em quatro ângulos diedros (que tem duas faces). Os quatros ângulos são numerados no sentido anti-horário, e denominados 1º, 2º, 3º, e 4º Diedros.

Utilizando os princípios da Geometria Descritiva, pode-se, mediante figuras planas, representar formas espaciais utilizando os rebatimentos de qualquer um dos quatro diedros.

Entretanto, para viabilizar o desenvolvimento industrial e facilitar o exercício da engenharia, foi necessário normalizar uma linguagem que, a nível internacional, simplifica o intercâmbio de informações tecnológicas.

Assim, a partir dos princípios da Geometria Descritiva, as normas de Desenho Técnico fixaram a utilização das projeções ortogonais somente pelos 1º e 3º diedros, criando pelas normas internacionais dois sistemas para representação de peças:

• sistema de projeções ortogonais pelo 1º diedro

• sistema de projeções ortogonais pelo 3º diedro

O uso de um ou do outro sistema dependerá das normas adotadas por cada país. Por exemplo, nos Estados Unidos da América (USA) é mais difundido o uso do 3º diedro; nos países europeus é mais difundido o uso do 1º diedro.

No Brasil é mais utilizado o 1º diedro, porém, nas indústrias oriundas dos USA, da Inglaterra e do Japão, poderão aparecer desenhos representados no 3º diedro.

Como as normas internacionais convencionaram, para o desenho técnico, o uso dos 1º e 3º diedros é importante a familiarização com os dois sistemas de representação.

A interpretação errônea de um desenho técnico poderá causar grandes prejuízos.

Projeções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com