TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de projetos multidisciplinares integrados (PIM)

Artigo: Desenvolvimento de projetos multidisciplinares integrados (PIM). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Artigo  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 3

PIM assume o objetivo geral de reforçar a proposta da Universidade Paulista na formação de profissionais com visão gerencial sobre negócios e que estejam aptos à realidade do mercado de trabalho, desenvolvendo a potencialidade e a expressão do aluno, bem como seu conhecimento técnico específico. As características dos conteúdos que serão utilizadas para a realização do PIM seguem as especificidades de cada curso.

Os Cursos de Gestão preveem nas suas matrizes curriculares o desenvolvimento de Projetos Integrados Multidisciplinares (PIM’s), a serem realizados em 100 horas a cada período letivo, perfazendo ao final do curso um total de 400 horas.

O Projeto Integrado Multidisciplinar é uma concepção de ensino e aprendizagem que pressupõe uma postura metodológica interdisciplinar a ser adotada pela instituição, envolvendo professores e alunos. Tem como objetivo proporcionar uma articulação entre os componentes curriculares que integram os diversos períodos, na perspectiva de contribuir para o exercício da interdisciplinaridade e para a construção da autonomia intelectual dos estudantes, por meio da associação do ensino com a pesquisa, assim como da teoria com a prática.

O Projeto Integrado Multidisciplinar é representado por uma atividade semestral que reúne o conhecimento adquirido em todas as disciplinas estudadas no semestre. De acordo com o calendário estabelecido pela Instituição, os alunos terão o acompanhamento de um monitor capacitado, para discutir e auxiliar a construção do seu projeto.

O Monitor do PIM desempenhará um papel integrador, motivador e organizador na implantação das matrizes curriculares, buscando favorecer a correlação dos conteúdos. No dimensionamento da carga horária de cada componente curricular buscou-se a adequação ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos previstos.

As disciplinas são integradas com estudos de caso, e na disciplina denominada Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), isso acontece ao longo do curso, sendo o conteúdo programático embasado numa correlação entre as disciplinas.

O PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar irá proporcionar ao aluno a aplicação dos conhecimentos apreendidos nas disciplinas do semestre, através da imersão no contexto de uma organização, visando o refinamento dos conceitos relacionados à estrutura e as práticas de gestão organizacional.

Dessa forma, a implantação de Projetos Integrados Multidisciplinares em todos os períodos do Cursos de gestão visa, sobretudo, à interrelação dos saberes desenvolvidos no contexto dos componentes curriculares em cada período letivo, contribuindo para a construção da autonomia intelectual dos alunos mediante a construção da unidade ensino pesquisa, assim como desenvolver e/ou aprofundar o sentido da responsabilidade social e profissional, uma vez que os projetos estarão vinculados à busca de soluções para as questões locais, regionais e nacionais, potencializando o uso social das tecnologias.

A realização do Projeto Integrado Multidisciplinar encaminha-se para a construção de uma postura condizente com a realidade contemporânea, que tende a ver nos conteúdos os instrumentos necessários para responder a questões formuladas pelos alunos e professores, diante de situações problemáticas surgidas no decorrer dos processos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com