TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desligamento Programado e Manutenção de Rede

Por:   •  13/5/2019  •  Dissertação  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Desligamento Programado e Manutenção de rede

A manutenção da rede de distribuição deve ser gerenciada com bastante cuidado visto que é um dos pontos críticos do serviço de fornecimento de energia elétrica. A manutenção é um processo vital para o bom desempenho do sistema elétrico e o alcance dos níveis de qualidade de serviço especificados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para um bom funcionamento da manutenção requer um planejamento, acompanhamento e execução, tornando eficaz e eficiente o processo de manutenção. Mas antes da execução de uma obra programada da Energisa, e realizada uma inspeção programada no local onde deve ser realizado a manutenção, e observado a vida útil dos equipamentos tais como isoladores, cabeamento, transformadores, postes cruzetas e também se necessita de uma demanda maior de carga de energia caso tenha aumentado a demanda da mesma, sendo feito um esboço do projeto, realizado projeto, levando em consideração a logística e programando a obra e a executando.

  • Inspeção do Local: Tem a finalidade de avaliar a real necessidade da intervenção, buscando minimizar as interrupções, reduzir os custos da manutenção e os transtornos para os clientes, identificando exatamente os pontos a serem realizado a manutenção. Relatório elaborado pelo fiscal no qual consta a relação de defeitos e irregularidades observados na fiscalização e sugestões de ações a serem tomadas. Este deve ser específico para cada vistoria. O mesmo será emitido e entregue aos responsáveis para que tomem as providências cabíveis.
  • Projeto: São apresentados os critérios básicos para dimensionamento, proteção, seccionamento de redes primárias e secundárias, instalação e dimensionamento de postes e estruturas, além da metodologia de elaboração e apresentação de projeto e custos. Aplica-se a redes de distribuição aéreas situadas dentro do perímetro urbano de cidades, vilas e povoados, abrangendo as redes convencionais, compactas e isoladas, incluindo projetos de expansão, reforço. (CEMIG, 2005).
  • Programação: Para ser realizada a programação é levado em consideração a logística do local da obra, caso seja um local de bastante movimento, uma via de fácil acesso, para que seja realizado em um dia acessível para todos e com total disponibilidade, informando os clientes de localidades próximas sobre a eventual obra, através de meios de comunicação local ou meios eletrônicos com antecedência, para evitar maiores problemas.
  • Execução: Depois das etapas acima, o projeto de manutenção de rede ou extensão sai do papel, equipes escaladas que varia de acordo com a obra, se necessário LV (Linha Viva), ou várias equipes. E determinado por normas que duração geralmente desligamento e de 4 horas e 40 minutos para o sistema ser normalizado, vai depender da obra a ser realizada, caso não tenha condições adversas. Ações realizadas pelo corpo de fiscais do grupo Energisa, de forma periódica e constante no decorrer das atividades em andamento, com a finalidade de assegurar a execução da obra em conformidade com o contrato vigente, com as normas de segurança, normas técnicas e meio ambiente cabíveis.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com