TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da pasta de consistência normal

Por:   •  8/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA –

CAMPUS JOÃO PESSOA

CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM EDIFICAÇÕES

DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II

PROFESSORA: SANDRA HELENA FERNANDES NICOLAU

RELATÓRIO ENSAIO II

NBR 16606 - Cimento Portland - Determinação da pasta de consistência normal

GRUPO:

AMANDA FELIX

CADYDJA SANTOS

CARLOS OLIVEIRA

JOBSON NASCIMENTO

LUCAS SANTOS

MARCILIO LIMA

MARCOS BEZERRA

JOÃO PESSOA, 24 DE ABRIL DE 2019.


1. INTRODUÇÃO

A pasta de cimento é uma mistura de cimento mais água e é utilizada principalmente para vedação de vazamentos ou obstrução de trincas e fissuras em peças de concreto danificadas. A consistência relaciona-se ao teor de umidade, sendo assim o ensaio referente à consistência da pasta de cimento é realizado para examinar a quantidade de água que deve ser colocada em um montante de cimento.

A determinação do fator água no cimento se faz necessário para estabelecer melhor rentabilidade em suas aplicações na construção. Pois a quantidade de água no cimento esta ligada diretamente ao tempo de pega, que por sua vez têm em vista os tipos de aplicações do material. Além disso, o fator água/cimento é o principal parâmetro controlado na dosagem, pois se acredita a ele a responsabilidade por 95 % das variações na resistência do concreto. Faz-se necessário para uma melhor compreensão das propriedades do cimento conforme mistura de água e a pasta simples (mistura de aglomerante e água) misturá-las em proporções que conduz a uma consistência ideal. Essa consistência por norma é verificada no aparelho de Vicat, no qual também determina o tempo de pega do cimento. Junto com o aparelho de Vicat utiliza-se a sonda de Tetmajer, um corpo cilíndrico, liso de 10 mm de diâmetro e determinado em seção reta. A sonda é posta a penetrar verticalmente em pasta fresca por ação de um peso total de 300g.

O seguinte relatório tem por finalidade descrever os passos os quais foram necessários para a realização do ensaio onde o mesmo foi realizado seguindo as normas NBR NM 16606/2017, desenvolvido no laboratório de Materiais de Construção II, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba no dia 10/04/2019.

2. OBJETIVO

        Determinar o fator água/cimento que confere consistência normal á pasta de cimento Portland para posterior aplicação no ensaio de tempos de pega deste material.

3. APARELHAGEM

- Balança sensível a 0,1 g;

- Aparelho de Vicat, composto da sonda de Tetmajer (Ø 1 cm), agulha de Vicat (Ø 1 mm), um molde (h=4,0 cm, Ø=8,0 cm), e de uma plaqueta de vidro ou de metal para servir de base ao molde;

- Misturador mecânico ou argamassadeira;

- Espátula

- Proveta;

- Cronômetro;

4. PROCEDIMENTO

        Ao início do ensaio é necessário que o aparelho de Vicat esteja zerado. Para isso, primeiro, deve-se abaixar a haste de metal, até chegar à placa metálica. Feito isso, a haste fica solta, de maneira que a sonda fica livremente encostada sobre a placa metálica. Ajusta-se o indicador do aparelho no ZERO da escala e sobe-se a haste, fixando-a com o parafuso existente.

A massa de cimento () a ser utilizada na preparação da pasta deve ser de (500,0 ± 0,5) g. A massa de água () deve ser determinada por tentativas e ser medida com exatidão de 0,5 g. Com o misturador parado, em posição de iniciar o ensaio, verter a água na cuba, adicionar o cimento e deixar 30s em repouso. Misturar durante 30s em velocidade lenta, desligar o misturador e raspar as paredes da cuba com a espátula, fazendo com que toda a pasta a elas aderida fique no fundo; realizar essa operação em 15s. Imediatamente misturar durante 1 min à velocidade rápida. Colocar o molde com sua base maior apoiada sobre a placa-base e, utilizando a espátula metálica, enchê-lo rapidamente com a pasta preparada. A operação de enchimento do molde pode ser facilitada sacudindo-o suavemente. Colocar o conjunto sob o aparelho de Vicat, centrar o molde sob a haste, descer lentamente a haste até que o extremo da sonda entre em contato com a superfície da pasta e fixá-la nessa posição por meio do parafuso. [pic 2][pic 3]

5. CÁLCULOS E RESULTADOS

        A determinação da pasta de consistência normal do cimento é feita através da seguinte expressão:

[pic 4]

Onde:

 = massa utilizada para obtenção da consistência normal da pasta de cimento, expressa em gramas (g);[pic 5]

 = massa do cimento, expressa em gramas (g);[pic 6]

A = quantidade de água para obtenção da pasta de consistência normal, expressa em percentual (%).

5.1 Resultados

Através dos ensaios realizados, foi possível determinar o percentual de água ideal para atingirmos a consistência normal da pasta de cimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (558.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com