TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dia Internacional da Incapacidade

Seminário: Dia Internacional da Incapacidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Seminário  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 5

O texto a seguir refere-se ao anúncio de divulgação pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, associado ao objetivo do trabalho voluntário – atividade desempenhada no uso e gozo da autonomia do prestador do serviço ou trabalho, sem recebimento de qualquer contraprestação que importe em remuneração ou obtenção de lucro.I.pelo interdiscurso relacionado à personagem da novela exibida na Rede Globo de Televisão – Viver a Vida – em que a atriz Alline Moraes interpreta Luciana, jovem que, por grave acidente, adapta-se à realidade de um deficiente físico.

Está(ão) correta(s)

a)apenas as afirmativas I e II.

b)apenas as afirmativas II e IV.

apenas as afirmativas II, III e IV.

c)todas as afirmativas.

d)apenas a afirmativa V.

Justificativa: Na afirmativa II fica muito claro que a credibilidade de um órgão tão bem conceituado e mundialmente aceito facilita a divulgação de qualquer discurso, na afirmativa III o atrativo se dá pela solidariedade emanada do problema em questão e na afirmativa IV a imagem de fraternidade e união em torno de uma campanha tornou eficiente o discurso

Já na afirmativa I , o termo dia internacional não é um atrativo e nem é originário de manifestações da ONU, e na afirmativa V não existe nada no texto que leve ao interdiscurso com a novela.

Até poderíamos ter a atenção voltada para a novela que trata deste tema, mas não há nada que sugira uma inter-relacão entre os discursos, facilmente comprovável, pois se o texto for lido em outra época, outro momento ou outro lugar e por pessoa sem contato com o universo novelístico brasileiro, não haverá a menor chance de alguém saber que existiu uma obra desta natureza destacando o tema da deficiência.

2. (Enade 2008) A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929.

Fonte: STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela

a)a capacidade de organização do operariado.

b)a esperança de um futuro melhor para negros.

c)a possibilidade de ascensão social universal.

d)as contradições da sociedade capitalista.

e)o consumismo de determinadas classes sociais.

Justificativa: A composição do artista mostrou perfeitamente a contradição da sociedade capitalista a partir da junção das imagens do anúncio que mostra o caminho americano do dinheiro, mostrando uma família em total felicidade dentro de um automóvel, um dos símbolos de riqueza, fortalecido pela mensagem escrita e a fome dos desempregados gerada pela quebra da bolsa em 1929, pessoas humildes sem ter o que comer, em total tristeza e em busca do parco alimento.

3. Analise a charge ilustrada na figura abaixo.

Disponível em <http://g1.globo.com/tirinhas/0559700.html>. Acesso em 22 fev. 2010.

O pronome abaixo, retirado do texto, que retoma um termo ou uma informação antecedente é

a) algum. isso. c) ela. d) nós. e) nos.

Justificativa. O discurso do primeiro quadrinho “Nós não nos conhecemos de algum lugar?” é uma pergunta referente a um fato anterior, no segundo quadrinho apenas o desenvolvimento, já no terceiro quadrinho o pronome “isso” retoma a fala do segundo quadrinho, isto é, ao seu antecedente “sim”.

4. (Enade 2009 – com adaptações) Leia o gráfico a seguir, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período.

Disponível em <http://www.folha/uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u85799.shtml>. Acesso em 02 out. 2009 (adaptado).

Analise a charge ilustrada a seguir.

Disponível em <www.charges.com.br>. Acesso em 15 set. 2009.

Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?

a)Não,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com