TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama De Entidade E Relacionamento

Trabalho Escolar: Diagrama De Entidade E Relacionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

3- Diagrama de Entidade e Relacionamento

Através deste diagrama poderemos representar, de forma sucinta e bem estruturada, todos os elementos essenciais abstraídos no processo de análise de sistemas. Denominamos entidade (retângulo) estes elementos. Atribuímos a cada entidade definida atributos pertinentes ao sistema. Desta forma, podemos definir conceitualmente que representaremos como entidades aqueles elementos no qual gostaríamos de armazenar dados – que por sua vez, são representados pelos atributos. Através do relacionamento (losango) representaremos o tipo de relação existente entre as entidades. Abaixo, na Figura 1, temos um exemplo (incorreto ou mal estruturado – em melhores palavras) de um Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER).

Diagrama de Estrutura de Dados

A próxima etapa do processo de análise de banco de dados fixa- se na formulação do Diagrama de Estrutura de Dados (DED). Através deste diagrama, serão representadas, de forma a facilitar o processo implementação posterior (SQL), as entidades – neste caso, chamadas de tabelas. Os atributos serão representados com seus respectivos domínios (tipos). Veja a seguir, os domínios adotados neste diagrama.

C(número) – Utilizado na representação de uma seqüência de caracteres com tamanho número. Exemplo: Nome_Cliente C(60)

N(Esquerda, Direita) – Para representação de números na base de dados. Teremos Esquerda elementos ao lado esquerdo da vírgula e Direita elementos do lado direito da vírgula (casas decimais). Exemplo:

Salario_Empregado N(5,2) – com o formato 99999,99

D – Representa uma data. Exemplo: Data_Nascimento D

A representação dos relacionamentos existentes no DER permanece no DED de forma a satisfazer os conceitos do modelo relacional, ou seja, com grande proximidade da implementação das tabelas no SGBD. A seguir, temos o diagrama anterior (DER) transportado para o Diagrama de Estrutura de Dados (DED). Observe que a modelagem ainda está inapropriada. Aqui, por conveniência do aprendizado da Normalização, alguns elementos foram propositalmente repetidos de forma errada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com