TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício de Modelo Entidade Relacionamento (MER)

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios para complementar a nota do 1º Bimestre

TADS – 2ª/3ª Séries – A - MAT

Elabore o Modelo Conceitual (Diagrama Entidade Relacionamento e Dicionário de Dados) e o Modelo Lógico (Modelo Relacional) do caso abaixo:

Obs.1: O DER deve ter na sua representação as entidades, atributos, chaves, relacionamentos e cardinalidades.

Obs.2: O Dicionário de Dados: deve ter na sua representação todas as entidades, seus atributos, tipos e descrição, além dos relacionamentos, contendo o nome da relação, as entidades envolvidas, os atributos de ligação e as chaves.

Obs.3: O Modelo Relacional deverá conter as entidades, atributos, chaves, relacionamentos e cardinalidades, segundo a notação de James Martin.

1. Uma pequena locadora de DVDs possui cerca de 3000 DVDs cujas locações devem ser controladas. Cada DVD possui um número e para cada filme é necessário saber seu título e sua categoria (comédia, drama. aventura etc.). Para cada filme há pelo menos um DVD e cada DVD contém somente um filme.

2. Os clientes podem desejar locar os filmes estrelados pelo seu ator predileto. Por isso, é necessário manter a informação dos atores que estrelam cada filme. Nem todo filme possui estrelas. Para cada ator os clientes podem desejar saber o nome real, bem como a data de nascimento.

3. A locadora possui muitos clientes cadastrados, cada um podendo ter vários dependentes, que também podem locar fitas sob a responsabilidade do cliente cadastrado. Um cliente só é cadastrado quando loca um DVD, podendo cadastrar também todos os seus dependentes.

4. O proprietário da locadora deseja saber que DVDs cada cliente tem emprestados e a data de devolução de cada um deles, mantendo um registro histórico dos DVDs locadas por cada cliente.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com