TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dino Que é Processador Quantico?

Exames: Dino Que é Processador Quantico?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

O que existe dentro de um processador quântico?

Saiba como é formado e como funciona o D-WaveOne, o primeiro computador quântico a ser disponibilizado no mercado.

• 74

• 56.994 visualizações

Por Jonathan D. Machado em 9 de Julho de 2012

Incorporar em seu site

A computação quântica parecia ser um sonho distante até pouco tempo atrás, mas hoje está cada vez mais presente em nossa realidade. Maior prova disso é o D-WaveOne, o primeiro computador funcional baseado nos fenômenos quânticos, lançado no primeiro semestre de 2011.

Mesmo que o primeiro passo já tenha sido dado, o caminho até que as maravilhas das “possibilidades infinitas” da computação quântica cheguem às nossas casas ainda é longo, considerando que o D-WaveOne custa mais de U$ 10 milhões e só é capaz de executar um número limitado de tarefas.

Ainda assim, o Tecmundo resolveu se aventurar nas entranhas deste monstro tecnológico e mostrar como funciona o primeiro processador quântico que consegue ser mais do que apenas um projeto de ciências. Confira!

Computação quântica: o que é?

Antes que você possa entender o propósito dos componentes do D-WaveOne, é necessário entrar um pouco mais afundo no misterioso mundo da física quântica. O Tecmundo já fez uma abordagem sobre o assunto no artigo que explica os segredos da computação quântica.

Nele, mostramos que no âmago desta ciência está o estranho fenômeno de que, em certas circunstâncias especiais, o comportamento dos elétrons em movimento pode mudar dependendo da presença ou ausência de um “agente observador”. Parece loucura, mas o fenômeno já foi comprovado e é apenas por causa dele que a computação quântica é possível.

Esse princípio de estados simultâneos também é chamado de superposição. Para tomar proveito desse fenômeno, o computador quântico usa os chamados qubits, a versão quântica dos bits convencionais. A diferença é que, em vez de assumir apenas dois estados possíveis em um determinado momento — 0 ou 1, os qubits podem conter zeros, uns, ou qualquer combinação dos dois. Ao mesmo tempo.

Processando em qubits

O D-WaveOne está equipado com 128 destes qubits que podem ser programados para resolver algoritmos simples. O objetivo deste aparato é, dentro de apenas um único ciclo elétrico, calcular todas as possiblidades de resultados e “mostrar” apenas o correto.

(Fonte da imagem: Divulgação/D-Wave)

Para exemplificar essa “maluquice”, imagine que você tenha quatro números de telefone diferentes em mãos e que um deles é o de um amigo, mas você não sabe qual. Para descobrir o correto, você precisaria usar o método de tentativa ou erro umas duas ou três vezes até descobrir certo, discando os números um de cada vez.

Já um computador quântico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com