TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Digital

Monografias: Direito Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

São Paulo

Outubro 2014

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Danilo Biazotto da Costa RA: 314110021

Direito Digital

Trabalho apresentado como exigência

parcial para composição da média

do segundo semestre da disciplina

Direito Aplicado a Informática

Do curso de Redes de Computadores

Da universidade Nove de Julho, campus

Vila Maria, sob orientação do mestre

Sidney Liberal.

São Paulo

Outubro 2014

INTRODUÇÃO

A preocupação com o direito digital foi crescendo de acordo com o avanço da internet, que nos últimos anos se tornou um meio de comunicação utilizado por grande parte da população. Com isso, o mundo jurídico, que até então se resumia a papéis, burocracia e prazos vem se adaptando a essa nova realidade.

Somos acostumados desde pequenos a cumprir regras e leis para uma convivência harmônica na sociedade, buscando a igualdade para todos. No mundo digital também se deu a essa necessidade, pois onde há uma grande concentração de pessoas, é necessário o cumprimento de regras e leis para uma convivência com harmonia. Por isso o mundo jurídico vem cada vez mais trabalhando com o direito digital.

RESUMO DIREITO DIGITAL

A tecnologia teve um avanço incrível nos últimos anos, em especial a tecnologia da informação, que se refere ao conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso de informações. O direito tem uma visão bem ampla do assunto, a internet que é conhecida como a rede mundial de computadores, é vista pelo mundo jurídico como uma rede mundial de indivíduos, que operam esses computadores, disponibilizando diversos tipos de informações na rede. Com essa nova realidade surge perante a sociedade, a necessidade de se normatizar as novas relações impostas pela tecnologia, conhecida como o direito digital. Em seu estudo, destaca-se o seguinte pressuposto “Toda relação de protocolo hipertexto-multimídia, por ação humana ou por máquina, gera direitos, deveres, obrigações e responsabilidades”.

Portanto, o direito digital é o resultado da relação entre a ciência do direito e a ciência das novas tecnologias, onde a informática parece surgir como fonte de novas questões problemáticas a serem tratadas pelo direito.

Como a era digital é uma tecnologia atual sabemos que ainda tem muitos descobrimentos e novas técnicas por vir, sabendo que por ser um novo meio de comunicação, com novidades constantes, o direito vai se adequando a essas tecnologias, criando novas leis e cobrindo as lacunas das leis existentes.

O direito vai mudando e se adaptando conforme a realidade social. O profissional que atua com direito também tem a obrigação de se atualizar constantemente com as inovações lançadas na sociedade. Porém o crescimento da internet foi tão rápido que em alguns casos o direito digital foi evoluindo conforme os casos foram acontecendo, por exemplo, surge um novo problema de violação ao direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com