TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: Direito Empresarial

Artigo: : Direito Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 12

Atividades práticas supervisionadas

2ª serie Direito Empresarial

Etapa1

Passo1:

O Direito Empresarial pode ser entendido como a combinação dos fatores de produção, que são divididos em: capital, mão-de-obra, insumo e tecnologia para a produção de bens ou serviços, visando assim obtenção de lucro ou riquezas. O Direito Comercial por sua vez é o ramo do Direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços a que podemos denominar de empresa, por meio da Lei, doutrina e jurisprudência. Seu objetivo é o estudo de casos e superação de conflitos envolvendo empresários ou os relacionados às empresas.

Paso-2

A diversificação de produtos promovida pela indústria de calçados Arte Couros teve seu desenvolvimento a partir de uma pequena indústria com a iniciativa do Senhor Elson Mascarenhas, o qual deu o primeiro passo com uma pequenafábrica de sandálias. Com o passar do tempo, resolveu passar a administração da pequena fábrica a seu filho, o qual deu o pontapé inicial e através da inovação começa a ampliar a pequena empresa, assim, surgindo as descoberta de variedades de produtos que agradava a todos os gostos. Com isso, oportunizou ao pequeno proprietário possibilidades financeiras e rentabilidade na comercialização dos produtos.

Essa atividade empreendedora iniciou com dois funcionários e hoje, comgrande amplitude, tem em média 65 operários. Com uma área de 20m por 50², estálocalizada na rua Melquides, S/N na cidade de Riachão do Jaquipe – BA, sendo proprietário Elson Leandro Pinto Mascarenhas. O capital investido na empresa é adquirido do seu próprio comércio tendo emmédia R$ 1.000.000.00 por mês de investimentos, no qual o lucro é em torno de R$ 400.000.00 mil líquido.

Quanto a cultura desenvolvida na administraçãoda empresa, prega-se um clima harmonioso, mantendo-se um bom diálogo com os operários, oferecendo qualificação para a melhoria empresarial.

O grupo gestor mantém-se atento às novidades do mercado, manter-se atualizado sobre as tendências da moda, fornecendo ao mercado varejista a maior variedade possível de calçados e condições comerciais atrativas.

O público consumidor neste segmento é bastante abrangente e heterogêneo. Definir o alvo é importantíssimo para o empreendimento. Conhecer a faixa etária, hábitos de consumo e faixas salariais são alguns dos itens necessários para esta definição. Sem dúvida alguma, a diferenciação é conseguida pela qualidade e variedade dos produtos comercializados e pelo atendimento aos clientes. A localização ideal é aquela com boa concentração de pessoas e que preferencialmente disponha de estacionamento.

O empreendedor ao analisar os imóveis disponíveis, o poder aquisitivo da população local, o número de concorrentes, a qualidade dos produtos ofertados e optar pelo imóvel que possua as características básicas para novas instalações são possibilidades que podemproporcionar futuras ampliações do mercado empresarial.

Os itens básicos que proporcionam um excelente desenvolvimento empresarial:

• Balcão de atendimento;

• Área de vendas (caixa, empacotamento e entrega);

• Administração;

• Estoque;

• Sanitários.

• Prateleiras;

• Vitrinas;

• Estantes expositoras;

• Computadores;

• Softwares gerenciais;

• Móveis;

• Impressoras;

• Sistema de telefonia / fax;

• Embalagens;

• Uniformes;

• Material de escritório.

Descrição do imóvel

A decoração da Empresa é resultado do conjunto de detalhes definidos no projeto arquitetônico do próprio empresário. Pintura, iluminação, revestimentos, tudo é importante para o efeito final ao que se objetiva atingir. Pois, uma boa decoração oportuniza a diferenciação da empresa quanto às demais. Este é um elemento importante para que a empresa de calçados Arte Couros se torne diferenciada e se desta eu no comércio da região sisaleira.

O ambiente de vendas (atendimento aos clientes) e espaços e circulações de funcionários e operários favorecem condições adequadas ao trânsito interno. Segundo o empresário, uma das formas que este tipo de negócio tem para se diferenciar dos outros,é ter o maior número possível de mercadorias para atender às mais diversas necessidades dos clientes e de preferência fazer com que todos saiam satisfeitos com suas compras.

Os diferenciais estão em atendimento personalizado e qualificado (com pessoal uniformizado e bem humorado), entrega em domicílio e qualidade nos produtos. Estes fatores tornam a empresa um referencial para a clientela e até mesmo para os concorrentes, pois os clientes, quando bem atendidos, possivelmente voltarão e se tornarão fiéis à empresa

. Entretanto, especial atenção deve ser dada ao arranjo físico. O empreendedor não pode abrir mão das técnicas de merchandising que tanto favorecem a promoções. Enfim, há uma série de orientações que compõem a estratégia do negócio e que precisam ser devidamente consideradas. Este é um elemento importante e essencial para esta atividade. O arranjo físico pode ser dividido por homens, mulheres e crianças e por tipo de calçado, sandálias, tênis, botas, etc., facilitando a identificação e seleção.

É extremamente importante a organização física do estoque. Este departamento tem uma movimentação intensa e sua adequação reflete diretamente no tempo de atendimento.

Segundo a empresa Arte Couro investir em informações tecnológicas, pessoal e comercial é oportunidade de crescimento, já que existem muitas opções que possibilitam a esse fim.

Passo 3:

Nos termos do artigo 966 do código civil, salienta-se que é considerado empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços e que o mesmo compreende-se em profissionalismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com