TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

resumo sobre motivação

Na visão de Maslow, quando nós analisamos as motivações mais profundas do homem, quando nós perguntamos o que o homem deseja da vida, estamos lidando com sua própria essência.

Abordagem clássica:

A abordagem clássica está fundamentalmente calcada nos principios da Administração Científica, proposto por Frederick W. Taylor. A abordagem clássica ainda é amplamente utilizada no mundo dos negócios . Sua premissa básica é de que o dinheiro é o melhor dos motivadores . Segundo Chris Argyris, é bastante simplista, ou seja, de que todo o indivíduo é motivado pelo aspecto pecúniario e que os indivíduos escolhem racionalmente a alternativa que lhes é mais promissora profissionalmente.

Abraham Maslow e a teoria das necessidades humanas:

Tal teoria foi desenvolvida por Abraham H. Maslow. Segundo ele, o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência. McGregor resumiu de maneira excelente a teoria de Maslow, estruturada em cinco níveis, merecendo a transcrição:

"Necessidades fisiológicas

O homem é um animal dotado de necessidades; assim que uma de suas necessidades é satisfeita, surge outra em seu lugar . Esse processo não tem fim: é continuo, desde o nascimento até a morte.A necessidades do homem estão organizadas numa série de níveis, ou numa hierarquia de valor. No nivel mais baixo, mas de grande importância quando não satisfeitas, estão as necessidades fisiológicas.

Necessidades de segurança

Quando a necessidades fisiológicos estão razoalmente satisfeitas, as necessidades localizadas no nível imediatamente superior começam a dominar o comportamento do homem; começam a motivá-lo. Essas são as chamadas necessidades de segurança. São necessidades de proteção contra o perigo, a ameaça, a privação.Algumas pessoas erroneamente se referem a elas como necessidade de proteção.

Necessidades sociais

Quando as necessidades fisiológicas do homem estão satisfeitas a ele não esta mais temeroso a respeito do seu bem-estar físico, suas necessidades sociais tornam-se importante fator de motivação de seu comportamento; necessidades de participação, de associação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade e afeto vêm á tona.

Necessidades do ego

Assima das necessidades sociais - auqelas que nao motivam ate que necessidades de nivel mais baixo estejam razoalmente satisfeitas- estão outras da maior inportância para a administracão e para o propio homem. São as necessidades do ego, as quais pertencem as duas classes:

1. necessidades relacionadas com amor-proprio: autoconfiança, realizaçao compêtencia, conhecimento, independencia.

2. necessidades relacionadas com a propria reputaçao: status, reconhecimento, aprovaçao, respeito.

Necessidades de auto-realizaçao

Finalmente- na hierarquia das necessidades humanas- há o que .podemos chamar de necessidades de auto-realizaçao. Essas sao as necessidades de cada um realizar o seu proprio potencial, de estar em continuo autodesenvolvimento, de ser criador no sentido mais alto do termo.

Supondo a teoria de Maslow, existem algumas ilações que nos são uteis e sobre as quais devemos refletir: o salario e o meio basico pelo qual as organizaçoes propiciam aos endividuos a satisfaçao das suas necessidades basicas, ou seja , as fisiologicas e de segurança. Quando estas estão satisfeita, elas deixam de ser elementos motivadores, e outras tomam seu lugar . Para novas necessidades, status, por exemplo, o efeito motivador do salario e significativamente redusido. O que vemos nas organizaçaoes? utilização do salario e beneficios marginais como estrategis basica e muitas vezes unica para obter a cooperação do idividuo para a realização dos objetivos organizacionais .

Frederick Herzberg e a teoria dos dois fatores

Esta teria foi formulada e desenvolvida por Frederick herzberg, a partir do estudo de entrevista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com