TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissipador De Calor

Pesquisas Acadêmicas: Dissipador De Calor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Após o estudo da primeira e segunda lei da termodinâmica se descobriu os métodos utilizados na dissipação de calor através de contato direto (condução), utilizando a ideia de um radiador (convecção), e através de frequência e ondas eletromagnéticas (radiação). Sendo assim aplicados em vários sistemas como os amplificadores de som utilizados em radio, televisores, computadores e vários aparelhos musicais.

Com o avanço da tecnologia os dissipadores tiveram que evoluir tornando-se aplicável de duas maneiras: ativos e passivos, este ultimo utiliza-se de uma ventilação forçada através de cooler para melhor ventilação e dissipação de calor. Mas como a tecnologia continua a avançar pesquisadores em parceria com Boston College e a US Naval Research Laboratory (NRL) estão desenvolvendo um novo material de dissipação muitas vezes melhor que os materiais já conhecidos.

Estaremos apresentando no projeto alguns estudos relacionados a o material utilizado nos dissipadores de aparelhos de som (amplificadores) e sua reação térmica em regime de trabalho através de gráficos e imagens.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

RELATÓRIO DE PESQUISA 6

CONCLUSÃO 7

1. UM POUCO DA HISTORIA POR TRAZ DO DISSIPADOR 8

1.1 Conceitos da termodinamica 8

1.2 DISSIPADOR RELACIONADO À ELETRÔNICA 8

1.3 APLICAÇÃO DO AMPLIFICADOR ESTUDADO 9

1.3.1 Amplificador 9

1.3.2 . Amplificadores de válvulas 9

1.3.3 . Amplificadores de transistorizados 9

1.3.4 . Amplificadores operacionais 10

3. DISSIPADORES 11

3.1 dissipadores 11

3.1.1 Dissipadores passivos 11

3.1.2 Dissipadores ativos 11

3.1.3 . Material utilizado na construção 12

3.1.4 . Compatibilidade com o componente a arrefecer 12

3.1.5 . Dimensão 12

3.1.6 . Qualidade e design das aletas 12

3.2 TRANSFERÊNCIA DE CALOR 13

3.2.1 -Condução 13

3.2.2 -Convecção 13

3.2.3 -Radiação 14

4. NOVO MATERIAL DE DISSIPAÇÃO 15

5. SIMULAÇÃO DE ESTUDOS 16

5.1 Descrição 16

5.2 Propriedades do estudo 16

5.3 Unidades 17

5.4 Carga térmica 18

5.5 Informações de contato 20

5.6 Informações de malha 20

5.7 Informações de malha - Detalhes 20

6. RESULTADOS DO ESTUDO TERMICO 22

7. BIBLIOGRAFIA 23

INTRODUÇÃO

Neste trabalho estaremos apresentando alguns relatos da historia e da aplicação dos dissipadores, estaremos tratando de assuntos em especial sobre os dissipadores de amplificadores, relacionando suas partes de produção como projeto, sua capacidade de dissipação e material utilizado entre outros dados técnicos.

RELATÓRIO DE PESQUISA

Após recebermos o dissipador em mãos, procuramos desvendar sua aplicação, pois o mesmo se aplicável em vários sistemas. Descobrimos primeiramente que o dissipador se aplicava em sistemas eletrônicos, com a contribuição de um técnico em manutenção de aparelhos eletrônicos descobrimos que sua aplicação especifica era em amplificadores.

Elaboramos o método de estudo dividindo em três tópicos: historia e novidade sobre dissipadores, funcionamento e aplicação geral e estudo técnico sobre a peça em especifico.

Com a utilização da internet encontramos vários artigos sobre o dissipador (bibliografias estas que estarão no fim do trabalho).

O estudo técnico do dissipador se baseou em dados do programa solid work .

CONCLUSÃO

Através da pesquisa realizada sobre a dissipação térmica e do dissipador de amplificadores de áudio em especifico, nos leva a concluir que o sistema de dissipação em determinado aparelho é tão importante quanto as outras peças, pois ele e responsável por manter o funcionando em temperatura ideal evitando danos no aparelho. Podemos observar que para a escolha do dissipador se leva em conta seu material, formato, grau de dissipação, tamanho, estrutura do sistema a ser aplicado entre outros, e que para chegar à tecnologia que aplicamos hoje, muitos cientistas já desenvolveram vários estudos relacionados à dissipação de calor, que atualmente ainda estão a desenvolver novas ciências relacionadas ao assunto.

1. UM POUCO DA HISTORIA POR TRAZ DO DISSIPADOR

1.1 CONCEITOS DA TERMODINAMICA

No fim do século XVIII e o começo XIX surgiu a primeira lei da termodinâmica através de estudos de vários cientistas, filósofos, matemáticos, engenheiro entre outros.

Conceituaram varias formulas que envolvia o estudo do trabalho, calor e troca de calor.

Foi Kelvin (1824-1907) e Plank (1858-1947) que deram o ponta pé inicial a segunda lei da termodinâmica, que abordava um estudo mais detalhado sobre calor e trabalho em geral confrontando varias formulas da primeira lei da termodinâmica descobrindo vários outros fatores importantes na historia.

Relacionado a troca de calor se destacaram na historia alguns nomes como:

-Henri Bérnard (1874-1939) físico francês, renomeado pela descoberta do fenômeno termodinâmico da convecção do calor em líquidos posteriormente chamando de convecção de Bérnard.

- Em 1800, o astrônomo inglês William Hershel (1792-1871) fez um estudo aprofundado sobre a Irradiação térmica, descoberta importante sobre a luz violeta e o infravermelho.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com